DIY bichos de papelão: divirta-se com as crianças!
- Assessoria de Comunicação
- 26 de fev. de 2021
- 3 min de leitura
As crianças vão adorar preparar um safári com bichos de papelão

Estamos passando por um momento complicado frente à situação do coronavírus, na qual muitos pais precisam conciliar o trabalho em casa e o cuidado dos filhos, que também estão em casa devido à suspensão das aulas. Por isso, sugerimos este DIY com bichos de papelão para entreter as crianças, que ainda podem aprender um pouco sobre os animais e a conservação da natureza. Fora que os trabalhos manuais são uma forma muito interessante de estimular a criatividade e o desenvolvimento motor dos pequenos!
Esta atividade é recomendada para crianças que já frequentam a escola, entendem um pouco sobre sustentabilidade e conseguem manusear os materiais necessários sem dificuldade, principalmente a tesoura (sem ponta). Os pais devem ficar à disposição caso elas precisem de ajuda, mas não é necessária uma supervisão intensa, já que os materiais não oferecem risco às crianças.
Materiais necessários para fazer os animais
Uma caixa de papelão
Um lápis
Um canetão preto (para as listras da zebra)
Uma tesoura grande com ponta arredondada
Tinta guache de várias cores, lápis de cor, giz de cera ou canetinhas (você escolhe!)
Passo a passo para criar seus bichos de papelão
A primeira fase é desenhar os contornos dos animais no papelão com um lápis. Você pode conseguir os contornos na internet ou deixar as crianças fazerem a próprio punho para incentivar ainda mais a criatividade. Os traçados não precisam ser perfeitos: o toque final será dado pela cor e outros detalhes, e cada criança pode fazer da forma como quiser. Além do contorno dos animais, crie arcos em formato de U (dois para cada animal), como mostrado na imagem abaixo, para representar as patas dos animais.
Agora é hora de cortar as peças com a tesoura. Pode ser que isso seja um pouco complicado, já que o papelão é uma superfície dura. Por isso, avise as crianças para terem cuidado ou fique à disposição para oferecer ajuda. Depois de recortar o contorno dos animais, faça um duplo corte na parte inferior de cada um deles para que os arcos possam ser encaixados e os bichos fiquem de pé.
Chegou a melhor parte! Diga aos pequenos para colorirem com o material escolhido (tinta guache, giz de cera, lápis de cor ou canetinhas), da forma que preferirem, cada pedacinho recortado e os incentive a soltarem a imaginação – não é preciso seguir as cores naturais!
Não se esqueça dos detalhes de cada espécie, como os pontos da girafa ou as listras da zebra, que você pode fazer com o canetão preto por cima da pintura branca.
Falando em zebra, você sabia que elas são realmente pretas e têm listras brancas?
É claro que para pintar, é muito mais fácil criar listras pretas em um fundo branco, mas na vida real é o contrário. As listras brancas são usadas para repelir insetos, que conseguem pousar mais facilmente em um animal de cor sólida (como um cavalo) porque podem estimar melhor a distância. As listras da zebra refletem a luz de maneira diferente, e os insetos não conseguem controlar sua trajetória tão bem, dificultando o pouso. Assim elas conseguem se proteger das picadas.
Quando a pintura tiver secado, já podemos montar cada animal. Lembra-se daqueles dois cortes que foram feitos na base de cada bichinho e os recortes em formato de U? Agora é a hora de juntá-los: encaixe os recortes em U nos cortes feitos na base dos animais. Com seus bichos prontos, o safári já pode começar!
A proposta deste faça você mesmo é ensinar as crianças sobre os animais e a preservação da natureza de forma lúdica. Por sinal, esta ideia vale para os vovôs de plantão, babás e os amigos que se candidatam a cuidar das crianças de vez em quando…
Fonte: Minha casa Minha cara
Comments