• Assessoria de Comunicação

Um microscópio científico que você mesmo pode construir

Microscópio de código aberto

Pesquisadores do Instituto Leibniz de Tecnologia Fotônica e da Universidade Jena, na Alemanha, desenvolveram uma plataforma óptica que serve como caixa de ferramentas para construir microscópios de alta resolução, comparáveis aos microscópios comerciais que custam até mil vezes mais.



O microscópio modular foi batizado de UC2, um termo cibernético para a expressão em inglês "Você também vê" (You See Too).


Com componentes feitos por impressora 3D e a câmera de um celular, o sistema pode ser combinado da maneira que a pergunta de pesquisa exigir - desde a observação de longo prazo de organismos vivos na incubadora até uma caixa de ferramentas para aulas de óptica.


O bloco de construção básico do sistema UC2 é um cubo simples com uma aresta de 5 centímetros, que pode receber uma variedade de componentes, como lentes, LEDs ou câmeras.


Vários desses cubos são conectados a uma placa magnética comum. Organizados de forma inteligente, os módulos resultam em um poderoso instrumento óptico - trata-se de um conceito óptico segundo o qual os planos focais das lentes adjacentes coincidem, o que é a base para a maioria das configurações ópticas complexas, como os microscópios modernos.


O projeto permite adaptações e melhorias para atender a cada necessidade.

Uso pessoal e profissional

Embora seja voltado para o público faça você mesmo e para estudantes em geral, a equipe desenvolveu o sistema tendo em vista também aplicações sérias, em pesquisas científicas e médicas, por exemplo.


"Microscópios comerciais que podem ser usados para examinar patógenos por um longo período de tempo custam centenas ou milhares de vezes mais do que nossa configuração UC2," disse o pesquisador Benedict Diederich. "Você dificilmente pode colocá-los em um laboratório contaminado, do qual não será possível removê-los porque não podem ser limpos facilmente".


Já o microscópio UC2 é feito de plástico, podendo ser facilmente queimado ou reciclado após seu uso em um laboratório de segurança biológica.


A equipe disponibilizou os planos de construção e o software no repositório online de acesso gratuito GitHub, para que a comunidade de código aberto em todo o mundo possa acessar, construir, reconstruir, modificar e expandir o sistema. O endereço é http://github.com/bionanoimaging/UC2-GIT.


Fonte: Inovação e Tecnologia

1 visualização0 comentário
Acesso Rápido

E-mail: gabinetenoemiarocha@gmail.com
Contato: 41 9994-15007

Endereço: Barão do Rio Branco, 720. 4º andar.

         Acompanhe nosso mandato

© 2019 by Ascom Noemia Rocha.    Políticas de Privacidade