• Assessoria de Comunicação

Dicas de remédio caseiro para refluxo

Uma das doenças digestivas que mais acometem as pessoas no dia a dia é o refluxo gastresofágico, que consiste no retorno do ácido estomacal ou da bile pelo esôfago, proporcionando uma sensação de irritação, queimação ou dor após fazer alguma refeição. Sabe quando você sente que a comida praticamente está voltando ou queimando a garganta? Esses são os principais sintomas do refluxo.



Existem muitos remédios caseiros para essa doença que são extremamente simples e que aliviam de forma considerável o desconforto causado por ela; mas, claro, nenhum remédio deve substituir um acompanhamento médico. Você sempre deve buscar ajuda profissional para obter o melhor tratamento. De todo modo, opções naturais podem ajudar a amenizar os sintomas sem causar danos à sua saúde. Confira algumas dicas de remédios caseiros para aliviar o refluxo.


1. Chá de gengibre

O gengibre é uma planta/raiz que tem inúmeras propriedades benéficas à saúde humana, com grande eficácia na melhora da digestão. Ele age como um estimulante da produção de enzimas no sistema digestivo e reduz o tempo em que os alimentos permanecem no estômago, o que reduz a probabilidade de incômodos causados pelo refluxo.


Essa raiz ainda tem fenólicos em sua composição, por isso pode aliviar a irritação da mucosa do estômago, reduzindo significativamente a possibilidade de o ácido estomacal retornar ao esôfago.


Para absorver suas propriedades no combate a essa doença, faça um chá com 250 ml de água quente para 1 colher de sopa de gengibre ralado. Deixe infusionar por 10 minutos, coe e beba ainda morno.


--------


2. Limão puro

Pode parecer contraditório beber suco puro de limão, mas acredite: ele é muito eficaz no tratamento dos sintomas do refluxo. Mesmo sendo ácido, o limão age no estômago diminuindo sua acidez, pois ele alcaliniza o ácido gástrico.


Para aliviar os sintomas do refluxo, você deve tomar, após suas refeições, 250 ml de água morna com 1 colher de sopa de suco de limão-taiti; mas, se você estiver com sensação de queimação, tome apenas 50 ml de limão puro, sem água.


Obs.: Há relatos de pessoas que sentem uma piora nos sintomas com o consumo do limão. Faça o teste e experimente para ver se funciona ou não no seu caso.


--------


3. Chá de espinheira-santa

A espinheira-santa é uma planta muito conhecida, quando o assunto é problema digestivo. Comumente usada para aliviar sintomas de gastrite, também pode ser uma boa aliada contra o refluxo. Suas propriedades são antioxidantes e, assim como o limão, equilibram a acidez gástrica e protegem a mucosa estomacal.


É muito simples fazer o chá dessa planta. Basta adicionar 1 colher de sopa de espinheira-santa a 250 ml de água fervente. Deixe infusionar por 15 minutos e beba ainda morno.


--------


4. Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é um sal com poder alcalinizador, que reduz a acidez estomacal que surge durante crises de refluxo. Na verdade, ele é um dos componentes presentes em antiácidos comercializados em farmácias e pode ser uma boa opção simples e caseira para quem busca o alívio de sintomas digestivos.


Para usá-lo, você deve adicionar 1 colher de café de bicarbonato em 200 ml de água e beber na hora.


--------


5. Suco de maçã com babosa

A maçã é uma fruta com propriedades cicatrizantes que agem no tratamento de problemas como azia, úlcera e desequilíbrios presentes na mucosa do estômago. Já a babosa é cheia de agentes calmantes, que aliviam inflamações do estômago e do esôfago, reduzindo incômodos resultantes do refluxo.


O preparo desse suco é fácil e rápido: pegue a polpa de 1 folha de babosa, descasque meia maçã e coloque ambas no liquidificador com 250 ml de água. Bata bem e beba sem coar.


--------


Dicas extras

– Dormir para o lado esquerdo pode ajudar. Segundo uma pesquisa feita pelo The Journal of Clinical Gastroenterology, dormir sobre o lado direito do corpo pode facilitar o aumento da acidez estomacal, o que automaticamente aumenta a probabilidade dos sintomas do refluxo. Por isso, experimente sempre dormir sobre o lado esquerdo do seu corpo.


– Nunca faça exercícios físicos nem deite após uma refeição. Espere no mínimo três horas para praticar atividades físicas e no mínimo 30 minutos para se deitar.


– Se você tem crises de refluxo durante a noite, durma com mais de um travesseiro. É importante que a sua cabeça fique um pouco elevada.


– Mastigue bem os alimentos e, se conseguir, não beba nenhum líquido no meio de uma refeição.


– Evite roupas apertadas, que pressionem sua cintura e barriga.

Você também pode gostar


Mesmo que seja considerado uma doença “simples”, o refluxo necessita de acompanhamento médico. Antes de qualquer coisa, consulte um gastroenterologista, conte os seus sintomas, faça os exames necessários e o tratamento indicado.


As dicas citadas são naturais e para o alívio dos sintomas, não para a cura do refluxo, que é uma doença crônica. Se os sintomas surgirem, você pode sentir o alívio com as opções naturais que lhe ensinamos, mas não se esqueça: ir ao médico é essencial.


Fonte: Eu Sem Fronteiras

384 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo