• Assessoria de Comunicação

Consumo Consciente – Planeje, reutilize, recicle e se informe

Estamos vivendo em uma época na qual nosso estilo de vida está passando por diversas mudanças e adaptações. Entre outros pontos, muito se fala sobre consumo consciente, pois adquirir produtos e até mesmo serviços não afeta apenas aquele que compra, mas também a sociedade como um todo e, em especial, o meio ambiente. Posto isto, não há dúvidas de que discutir e refletir sobre nossos hábitos de consumo é um assunto atual de extrema importância.



De acordo com a Akatu, organização que trabalha em prol da mobilização social para o tema em questão, o consumidor consciente entende que possui sim um grande poder ao escolher empresas, produtos e frequência de compras, partindo de uma análise básica sobre a real necessidade de adquirir um item ou serviço.


A reflexão sobre os impactos do consumo desenfreado também é primordial, afinal, é revendo nossa forma de comprar que podemos fugir do chamado consumo imediatista – que busca a rápida satisfação ou lucro, através da compra ou venda que em diversos casos ocorre por impulsão – e construir um consumo mais sustentável e com menos impactos ambientais.


A Akatu estima que 1/3 de tudo que é comprado é descartado, o que pode não parecer muito a nível individual, mas globalmente, esse modelo se torna insustentável quando pensamos em reservas naturais, matéria prima e no meio ambiente de forma geral.


Para mudar esse cenário é preciso rever os princípios que regem nossos valores de consumo. Ações simples podem ser tomadas para começar a fazer a diferença, como antes de sair para o mercado, lojas ou afins, planejar e montar uma lista, adquirindo somente aquilo que você realmente precisa, sempre pensando antecipadamente em sua necessidade, sem se deixar levar por impulsos ou compras em excesso.


Avaliar os impactos ao meio ambiente e dar preferência para marcas e empresas que prezam pela responsabilidade ambiental. Sempre que possível reutilizar, transformar ou concertar aquilo que ainda serve, reciclar e separar o lixo também é necessário.


Usar créditos de maneira consciente, é claro que muitas vezes poder adquirir algo parcelado ou deixar para pagar depois pode ajudar, porém, é preciso se planejar para que esse valor possa ser quitado dentro do prazo previsto e sem comprometer negativamente sua renda.


Estar atento às ações governamentais, sempre cobrando para que o poder público tome providências para que os impactos de suas decisões e projetos tenham o menor dano possível ao meio ambiente, uma vez que ações individuais ajudam muito, mas sozinhas não são suficientes.


Além do consumo geral, onde falamos em comprar itens ou serviços, consumir conteúdo também é algo que devemos prestar mais atenção, principalmente com o advento da internet, onde tudo está a apenas um clique, é preciso estar atento ao que recebemos e tomar cuidados como se informar e repassar informações de fontes confiáveis, além de não ficar todo o tempo em função da tecnologia, sempre tirando um tempo para relaxar e aproveitar a vida fora das telas.


Fonte: Terrasse

5 visualizações0 comentário