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8 dicas para dar um chega pra lá no mau humor


O mau humor é sorrateiro. Pode aparecer tanto em resposta a um acontecimento chato quanto de maneira súbita. Às vezes, já acordamos mal-humorados e passamos o dia inteiro assim, prontos para atacar com grosserias quem decidir comentar sobre a diferença em nossas feições, não é?


Seja como for, controlar esta oscilação de humor não é uma tarefa simples. Primeiro, não é sempre que conseguimos identificá-la. Quando nos damos conta, já nos encontramos dominados pela frustração, raiva e tristeza. Comentários alheios apontando o mau humor não ajudam a retomar a calma. Pelo contrário, são gatilhos para mais irritação.


Segundo, dependendo da intensidade, elevar o humor exige paciência e perseverança. As pessoas mal humoradas manifestam o seu estado de espírito através da ansiedade, pânico, culpa, preocupação e vergonha.


Logo, encontrar estratégias para afastar esses sentimentos demanda tempo e muitas tentativas para descobrir a melhor alternativa.


Como afastar o mau humor?


Opiniões sobre o tratamento do mau humor divergem. Alguns acreditam ser necessário descobrir a causa da mudança do temperamento enquanto outros preferem concentrar as energias em melhorar o humor.


Alguns elementos comuns à vida de todas as pessoas podem explicar a oscilação: estresse, excesso de trabalho, filhos que demandam muita atenção, vida doméstica cansativa, conflitos interpessoais, demissão, término de relacionamento, entre muitos outros. Então, encontrar a causa pode ser mais fácil do que um tratamento eficaz.


Além disso, se o mau humor é recorrente, é preciso ficar em alerta. Pode ser sinal de depressão ou transtornos mentais que atacam o humor. Como não conseguimos perceber a decadência em nosso estado de espírito com a mesma agilidade de quem nos observa, vale confiar na opinião das pessoas próximas.


Abaixo, você encontra dicas para retomar o bom humor em questão de minutos.


Silencie a mente


Quando estamos de mau humor, é comum pensamentos negativos inundarem as nossas mentes com pressupostos equivocados. Sentimos vontade de criticar e gritar com todo mundo, mas, como fazê-lo em voz alta não é possível, tendemos a manter a raiva em nossa mente. Silenciá-la é o primeiro passo para afastar o temperamento ruim.


Para afastar os devaneios negativos, você pode respirar profundamente algumas vezes seguidas, praticar meditação ou usar técnicas de relaxamento, como ouvir um áudio próprio para incentivar o corpo a perder a tensão.


Se estiver em um local público, pode afastar as divagações de má qualidade e esvaziar a mente ao focar a atenção em elementos externos, como um objeto de decoração. É raro conseguir essa façanha de primeira, então, não desista até a mente estar silenciosa!


Movimente-se


As atividades físicas têm a capacidade de elevar o humor, pois liberam os neurotransmissores da felicidade no cérebro. Quando estiver mal, deixe o ambiente entre quatro paredes de casa e caminhe ou corra para estimular a produção desses neurotransmissores. Para agilizar o processo, pare no meio do caminho e faça alguns exercícios aeróbicos.


Tome um banho frio


Se você fica extremamente irritado ou incomodado quando está mal-humorado, tome um banho gelado ou jogue um pouco de água no rosto, se você não tiver um chuveiro por perto. Essa tática funciona porque o choque da água fria estimula a produção do hormônio Noradrenalina, capaz de diminuir dores musculares e melhorar o humor.


Desabafe através de escrita


Escrever ajuda muitas pessoas a compreenderem os próprios pensamentos e emoções. Além disso, é uma forma de extravasar sentimentos entalados sem danificar relações. Para isso, use um aplicativo no celular (capaz de ser utilizado em qualquer lugar) ou escreva em um caderno.