• Assessoria de Comunicação

Lembranças - Pastor pede apoio para ampliar atendimento a usuários de drogas

A convite da vereadora Noemia Rocha (MDB), em 2018, o presidente da Primeira Igreja Batista de Curitiba (PIB), pastor Paschoal Piragine Júnior, pediu apoio do Legislativo a fim de conseguir um espaço para utilizar no atendimento de usuários de drogas em situação de rua. A demanda foi apresentada na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), durante a Tribuna Livre, quando o religioso apresentou o projeto Cristolândia, que trabalha na recuperação de dependentes químicos surgido na cidade de São Paulo, em referência à região da Cracolândia, local com grande concentração de usuários de crack naquela cidade.


“[O espaço] servirá para o banho dessas pessoas, lavagem de roupas, corte de cabelo, alimentação”, descreveu Piragine, citando o trabalho da igreja com a prevenção, recuperação e assistência dos dependentes químicos. O pastor sugeriu algum espaço próximo ao Mercado Municipal, região com número elevado de usuários de drogas.


O trabalho da Cristolândia inclui a busca ativa dessas pessoas nas ruas, com o intuito de estabelecer vínculos. Aos beneficiados são oferecidos alimentos, roupas, guarda de pertences, obtenção de documentos e suporte interdisciplinar. O projeto conta atualmente com 110 voluntários, além do apoio de psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, nutrição e fonoaudiologia.


Em Mandirituba, Paschoal Piragine conta que há uma chácara usada para auxiliar no atendimento dos beneficiados com um espaço construído por voluntários. Até agora, já foram investidos R$ 330 mil, de março até setembro, vindos de doações. Com o apoio do Senai e da Fiep, o projeto oferece cursos de formação em panificação e em oficina mecânica, sendo que outros cursos devem ser oferecidos em breve. Ao todo, são de 6 a 9 meses de formação. Após 9 meses, quem precisa de auxílio segue para uma república, moradia para acompanhamento psicossocial e encaminhamento para outros serviços. Para isso, Piragine também espera apoio do Executivo, para cessão de um espaço voltado para as pessoas que não têm casa para retornar.



Fonte: CMC

Acesso Rápido

E-mail: gabinetenoemiarocha@gmail.com
Contato: 41 9994-15007

Endereço: Barão do Rio Branco, 720. 4º andar.

         Acompanhe nosso mandato

© 2019 by Ascom Noemia Rocha.    Políticas de Privacidade