• Assessoria de Comunicação

Conheça as deliciosas comidas típicas do Brasil

Atualizado: Mai 12

Com um país tão diversificado como o Brasil, a gastronomia não poderia ser diferente: aqui existe muita riqueza de temperos, de carnes, de peixes e de vegetais, compondo as mais variadas e exclusivas cozinhas regionais.



Conhecer a história de um lugar através dos tipos de comida que ele oferece é uma das melhores formas de vivenciar uma experiência cultural e local. Por isso, aproveite para explorar as comidas típicas do Brasil e descobrir as peculiaridades de cada cidade.


Turistar degustando deliciosos pratos é uma das maneiras mais prazerosas de descansar e aproveitar a vida, hoje trouxemos este guia especialmente para você planejar a sua próxima viagem e já pensar em quais comidas típicas do Brasil você gostaria de experimentar!


15 comidas típicas do Brasil

O Brasil é um país que contempla diferentes culturas, algumas delas são: européia, indígena e também africana. E você pode sentir um pouquinho dessa fusão nas comidas típicas do Brasil, como nos diferentes temperos e alimentos utilizados.


Muitas opções, como a feijoada e o brigadeiro, representam momentos importantes para a trajetória do país, incluindo o período de colônia e a época de regime militar.


Ficou curioso para saber mais? Então, continue no nosso guia de comidas típicas do Brasil e descubra os ingredientes e a história de cada uma delas:


------


1. Feijoada

A feijoada é uma das comidas típicas do Brasil que vai proporcionar a você muito sabor. Não deixe de experimentar!


Quando passar pela cidade do Rio de Janeiro, aproveite para experimentar uma deliciosa feijoada. Esse prato é uma mistura de feijão preto com carnes de porco e/ou de boi, incluindo rabos, orelhas, linguiça, bacon e carne seca, se assim você preferir.


Para acompanhá-lo, nada melhor do que uma farofa com toque de pimenta, arroz branco, couve e laranjas de sobremesa, balanceando assim o consumo de gordura.


Essa comida típica do Brasil é uma marca da cultura africana no período colonial, onde se aproveitavam os feijões que eram deixados na lavoura e a carne de porco que lhes era oferecida, sendo elas apenas as partes que os fazendeiros não queriam.


E foi assim que a feijoada surgiu como uma refeição clássica do brasileiro e que hoje em dia é muito requisitada não só na capital carioca, mas em todo país.


------


2. Moqueca

A moqueca esse é um dos pratos mais pedidos nas cidades litorâneas. Feita com peixe, frutos do mar, legumes e vegetais, especialmente o tomate, que traz ao prato essa cor especial, todos os ingredientes devem ser colocados e cozidos em uma panela de barro finalizando a apresentação.


A moqueca é muito conhecida no Espírito Santo, mas pode ser encontrada em muitas cidades do país, inclusive nas praias nordestinas. Junto com essa comida típica do Brasil é servido arroz branco e pirão. Vale experimentar!


------


3. Carne de sol

A carne de sol é um modelo de preparo que traz à carne um sabor delicioso e é também uma das comidas típicas do Brasil.


Ainda sobre os pratos litorâneos, não poderíamos deixar de falar sobre essa comida típica do Brasil: a carne de sol. Embora seja uma simples peça de coxão duro ou mole, a essência desta iguaria está no seu preparo.


A proteína deve ser salgada e colocada ao sol para iniciar sua secura em um processo de cozimento por cerca de 12 horas. Hoje em dia, é possível realizar esse processo de formas mais modernas em alguns locais, mas o sabor continua sensacional.


Costuma ser acompanhada de aipim e ao queijo coalho frito, além de um delicioso feijão verde que completa a refeição e deixa o prato com aquele sabor único do Nordeste.


------


4. Tapioca

A tapioca era quase que exclusividade das cidades nordestinas, hoje em dia, devido às suas qualidades nutritivas e funcionais, passou a ser um alimento que agrada a muitos.


Além disso, a sua goma é muito prática de ser preparada e junto à tapioca existe uma infinidade de recheios que podem ser inseridos.


Mas é claro que a sua região de origem tem um toque todo especial, já que a tapioca chegou ao nosso dia a dia através dos índios e se tornou um alimento cultural e uma comida típica do Brasil. Então, se for a Bahia, Recife ou Fortaleza, não pense duas vezes antes de experimentá-la.


------


5. Açaí

Provar do açaí em qualquer momento do dia será, com certeza, uma experiência refrescante e saborosa. Não deixe de experimentar!


Em um país em que o calor prevalece quase o ano inteiro, é obrigatório ter um prato gelado e delicioso como comida típica, não é mesmo?


O açaí é original das cidades do Norte e da cultura indígena, e o seu sabor é tão apaixonante que hoje em dia pode ser encontrado nos mais diversos estados brasileiros.


Sua versão oficial era apreciada junto com peixes e frutos do mar, depois passou a ser vendido como doce em barracas nas praias e em lojas especializadas em sorvetes.


Atualmente, a fruta passou a ser batida com guaraná e banana, entre outras frutas, e é apresentado com os mais diversos tipos de confeitos, como granola, leite condensado, leite em pó e até chocolate.


------


6. Churrasco

Se você é um amante do Sul do país, com certeza já ouviu falar do churrasco gaúcho.

Essa comida típica do Brasil se originou na época em que o gado ainda era abundante na região, e usado para a produção de couro e revenda de produtos feitos com o material a fim de fomentar a economia do país.


Sua forma tradicional de ser feita é somente com a carne temperada com sal grosso, e para assá-la, usa-se uma fogueira acesa em um buraco de chão e a carne é elevada acima em um pedaço de madeira.


No caso de algumas outras localidades, essas proteínas podem ter diferentes opções de tempero e levadas a churrasqueiras personalizadas, isso varia de acordo com o perfil do restaurante escolhido.


------


7. Pão de queijo

Para um cafézinho da tarde, ou da manhã, o pão de queijo é uma ótima opção. Além de ser um prato maravilhoso é também muito acessível.


Se você não sabe o que escolher enquanto toma um maravilhoso café, o pão de queijo é uma ótima escolha. Ele é visto por todo o país, mas os que são feitos nas cidades mineiras são incomparáveis


Elaborado com polvilho, que é uma farinha da mandioca e muito queijo, foi criado para suprir a falta de farinha de trigo nos anos em que a compra do ingrediente era limitada, e hoje em dia é mais uma das comidas típicas do Brasil mais famosas.


Por isso, se estiver de passagem pelo país, não deixe de experimentar o delicioso pão de queijo.


------


8. Coxinha

A coxinha é o tipo de alimento que combina com aqueles eventos mais descontraídos, como uma festa de aniversário ou até mesmo um simples e rápido encontro entre amigos. No preparo ela leva uma massa feita com trigo e pode ser temperada com caldo de frango, além de muito recheio.


Tradicionalmente era feita com frango, porém, atualmente as coxinhas podem ser compradas nos mais diversos sabores, incluindo versões doces, como o doce de leite, que também é uma das comidas típicas do Brasil.


------


9. Feijão tropeiro

O feijão tropeiro é mais uma das comidas típicas do Brasil que irá te proporcionar um prato muito saboroso, com muitos ingredientes brasileiros.


Se você for fazer turismo pelas cidades mineiras e não experimentar o arroz com feijão, é como se nem tivesse passado por lá. No caso, essa é uma receita com alguns toques especiais e que dão ainda mais sabor ao feijão.


O feijão tropeiro se trata de uma mistura de feijão, bacon, farinha de mandioca, ovos, alho e cebola. Este alimento era responsável por alimentar muitos tropeiros que passavam por Minas Gerais cuidando de gados por longas distâncias, e foi isso que deu nome e origem ao prato. Hoje em dia é um prato que já se tornou uma das maiores comidas típicas do Brasil.


------


10. Acarajé

Essa é uma receita específica do estado da Bahia. Ela pode ser encontrada em barracas próximas dos litorais ou pelas ruas nos centros urbanos.


Além disso, vale frisar que aqui temos mais um prato típico brasileiro com herança na cultura negra. Hoje, essa receita encanta todos os turistas que visitam as cidades baianas.


O acarajé é um bolinho feito com feijão fradinho, pimenta, recheado com vatapá e camarão e frito com azeite dendê. Portanto, se passar pela Bahia não deixe de ter essa experiência!


------


11. Frango caipira

O frango caipira é uma comida do interior de São Paulo que você não pode deixar de provar.


Caso esteja de viagem pelo interior de São Paulo e deseje experimentar algo diferente, indicamos o frango caipira. Servido com uma deliciosa farofa, além de arroz e feijão, a ave é muito bem temperada e as pessoas que provam gostam muito da receita, principalmente das coxas, que são irresistíveis.


Portanto, coloque as cidades interioranas paulistas em seus destinos de viagens e aproveite alguns dias de muita tranquilidade e boas experiências gastronômicas.


------


12. Caldo de piranha

O caldo de piranha é um clássico do Pantanal Mato-Grossense.

Esse prato é feito com o peixe piranha e muitos temperos, como cebola, pimentão, tomate e outros legumes. Ah, e saiba que além de ser uma das comidas típicas do Brasil, esse caldo é muito nutritivo e marcante.


Então, para quem gosta de aproveitar um ambiente de cachoeiras e parques, Mato Grosso tem cidades perfeitas para esse fim, contando ainda com muitas outras comidas regionais deliciosas e diferenciadas.


------


13. Brigadeiro

O brigadeiro, muito utilizado em festas de aniversário, é uma das sobremesas mais queridinhas para os brasileiros. Aproveite para provar!


É claro que não deixaríamos as sobremesas de lado. O brigadeiro, que é considerado como uma das comidas típicas do Brasil.


A mistura de leite condensado, manteiga e chocolate conquistou, sem querer, os militares durante uma festa em homenagem ao Brigadeiro que fazia aniversário na ocasião, e hoje em dia já é tradição que o doce seja visto em todas as festas.


Ele pode ser comprado em lojas especializadas, contando com as mais diversas variações de sabores, que incluem versões de leite em pó com creme de avelã, chocolate branco, nozes, entre outras opções que você precisa conferir.


------


14. Pudim de leite condensado

O leite condensado, embora seja delicioso, está disponível em poucos países, e felizmente, o Brasil é um dos sortudos por contar com esse produto.


Com o leite condensado muitas outras sobremesas podem ser preparadas, como o pudim de leite, considerada a sobremesa preferida dos domingos. Ele é feito com leite de vaca, leite condensado, ovos e uma calda de açúcar.


Sendo assim, não deixe de experimentar o leite condensado, principalmente após um almoço ou jantar nas grandes metrópoles do país.


------


15. Cocadas

As cocadas são irresistíveis, e o melhor, são encontradas em praticamente todas os estados brasileiros.


Presença ilustre tanto nas festas juninas do interior paulista e de Minas Gerais quanto nos eventos de São João do Nordeste, as cocadas são uma das sobremesas mais pedidas pelos que visitam essas regiões.


Aqui trata-se de um doce com muito açúcar, dando ao coco um sabor ainda mais gostoso. Pode ser adquirido com algumas alterações, como doce de leite, maracujá, coco queimado ou chocolate.


Gostou de conhecer as principais comidas típicas do Brasil? Agora, com tantas opções para experimentar, com certeza você ficou ansioso para sua próxima viagem no Brasil. Afinal, descobrir a cultura e a história do país através da culinária é a opção perfeita para curtir o lugar.


Fonte: Oyo Rooms