• Assessoria de Comunicação

Como montar um cantinho da leitura em casa?

Na busca por promover o hábito da leitura nos filhos e nas filhas desde cedo, os pais procuram proporcionar diversos incentivos aos pequenos e às pequenas. Já pensou que ter um espaço específico para isso em casa pode ajudar nessa missão? Preparamos algumas dicas de como montar um cantinho da leitura em casa. Assim, as crianças terão um lugar estimulante e criativo para viver fantasias, aventuras e muito aprendizado. Confira!



Para gostar de ler

O desenvolvimento de interesses e hábitos é um processo que tem início na infância. Por essa razão, estabelecer o contato com os livros nesse período é extremamente importante. Isso pode incentivar os pequenos e as pequenas a continuarem com o hábito de ler na vida adulta! Uma forma de apresentar o mundo da leitura para as crianças é criando um espaço específico para os livros em casa. Nesse cantinho especial, as obras podem ficar dispostas de forma criativa, despertando a curiosidade e a vontade de ler.


Cantinho da leitura infantil: Decoração

O primeiro passo dessa missão é simples e divertido: convidar a criança para fazer parte do processo! Você pode pedir para ela escolher um local adequado e que seja especial. Pode ser no quarto, na sala ou em outro ambiente da casa que tenha espaço para estantes, uma poltrona para leitura e uma mesinha – opções que podem ajudar a criar uma área confortável.


A decoração também é uma parte importante para criar o cantinho da leitura perfeito. Você pode optar por tapetes e almofadas divertidas para substituir a poltrona! O importante é que a criança se sinta à vontade no ambiente, para que a leitura seja, de fato, um momento feliz aguardado.


Além disso, opte por um local com boa iluminação e que seja mais silencioso. A leitura exige concentração, principalmente no período da alfabetização infantil. Por isso, prefira ambientes em que os livros não precisem competir com o barulho da TV ou com a tentação de um computador.


Outra dica importante é ficar atento(a) ao posicionamento das estantes. Você estará montando um cantinho da leitura infantil, portanto, é fundamental que tudo esteja ao alcance da criança. Afinal, ela precisa ter autonomia para escolher seus próprios livros.


Estruturando o cantinho da leitura em casa: A escolha dos livros

As estantes do seu cantinho da leitura devem conter diferentes tipos de livros infantis, com títulos diversificados e sempre condizentes com a faixa de desenvolvimento da criança. Livros de fábulas, clássicos da literatura infantil brasileira, contos de fadas, aventuras e livros cheios de ilustrações são alguns dos tipos de literatura que você pode oferecer aos pequenos e às pequenas.


Como fazer os filhos gostarem de ler: Estabeleça uma rotina

Ter uma rotina para os afazeres do dia a dia é muito importante para a criança desde seus primeiros meses de vida. Estabelecer um planejamento diário permite que ela cresça mais segura e confiante, além de ajudá-la na organização das suas atividades cotidianas. Com a leitura não é diferente! Portanto, crie uma rotina para esse momento. Você sabia que o ato de ler também é relaxante?


Por isso, fica a dica: conte histórias antes da hora de dormir! Assim, o sono será muito mais tranquilo e prazeroso para a criança.


Utilize o cantinho da leitura com a criança

A presença dos pais no momento da leitura é um grande incentivo para que a criança desenvolva esse hábito. Existem diversos argumentos que comprovam a importância de ler contos infantis para as crianças. Além de aguçar a criatividade, as relações familiares se estreitam em momentos como esses.


Por isso, o cantinho da leitura não precisa ser feito apenas quando a criança for alfabetizada. Mesmo que ela não saiba ler, é importante que o contato com os livros ocorra desde a primeira infância.


Seguindo essas dicas, o cantinho da leitura será importante não apenas na infância, mas também durante a vida inteira do seu pequeno ou da sua pequena!


Como incentivar a leitura na infância?

Ler é um hábito que nos transforma, engrandece, diverte e também nos ensina. A leitura liberta a alma e transcende barreiras, revigora e acalenta o coração. Seja lá qual for seu intuito, ler sempre será a renovação para novos horizontes e perspectivas, além de ser um excelente exercício para conquistarmos novos aprendizados que ninguém irá tirar de nós.

Dessa forma, podemos afirmar que a leitura é benéfica em todas as etapas da vida. Contudo, na infância ela é especialmente importante: É durante essa fase que o aprendizado se dá de maneira mais intensa, construindo a base que vai sustentar o progresso individual ao longo da vida. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, a leitura é considerada um dos principais estímulos para o desenvolvimento da criança. Portanto, quanto mais cedo ela recebê-los, melhor será para a construção dos seus saberes.


4 dicas de ouro para estimular as crianças a lerem

  1. Como primeiro passo, apresente o universo dos livros para sua criança. Isso pode acontecer até mesmo enquanto ela estiver na barriga da mãe!

  2. Deixe a criança explorar o livro e viver intensamente esses belos momentos de descoberta.

  3. Seja o exemplo! Mostre à criança que você também gosta de ler. Dessa forma, criem juntos um hábito para a leitura.

  4. Por fim, esteja presente! A sua presença fará com que a criança construa ainda mais aprendizado, além do fortalecimento de vínculo afetivo entre vocês (que será ainda maior).


Vamos enriquecer o cantinho da leitura do seu pequeno?

Sem dúvidas, o cantinho da leitura precisa ser confortável e ter uma decoração atraente. Contudo, forma sem conteúdo não é nada!


Fonte: Leiturinha

7 visualizações0 comentário