• Assessoria de Comunicação

Você já bebeu água hoje?



Já é de senso comum que beber muita água é extremamente importante para a nossa saúde. Isso porque, cerca de 80% do nosso corpo é composto pelo líquido que é extremamente importante para que nossos órgãos desempenhem funções vitais. Além disso, ao longo do dia, perdemos muito líquido através da transpiração, saliva, urina e fezes.


Desde a época da escola aprendemos que a água é um composto químico formado por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio (H2O), porém um conjunto de outras substâncias, como sais minerais, juntam-se a ela. Essa característica de atuar como solvente é fundamental para a manutenção da vida no nosso planeta. No sangue, por exemplo, várias substâncias – como sais minerais, vitaminas, açucares, entre outras – são transportadas enquanto dissolvidas na água. Falando nisso, a água não é apenas um líquido que precisamos ingerir, ela representa 75% da composição de um músculo, 95% da estrutura sanguínea e pouco mais de 20% de todos os tecidos ósseos. Ao todo, um ser humano adulto é composto por 65% de água. Esses dados incríveis explicam por que o nosso corpo não consegue suportar muito tempo sem água, além de salientar o motivo da importância da sua reposição, o ideal é ingerir diariamente cerca de 2 litros de água.


Não espere sentir sede para beber água, pois é um reflexo da desidratação. Uma pessoa que não bebe água o suficiente pode acabar atrapalhando o funcionamento do coração por que apresenta um menor volume de sangue que o normal, tem a atividade enzimática reduzida, fica mais cansado, envelhece precocemente, pode desenvolver problemas como prisão de ventre, cabelos fracos, câimbras, colesterol alto, gastrite, úlcera, eczemas, infecções urinárias, reumatismo, enxaqueca e, em seu quadro mais severo, pode desequilibrar elementos básicos e necessários para o funcionamento do nosso cérebro, como o sódio e o potássio, cuja deficiência pode causar, transtornos cardiovasculares ou até a morte.


Se esses detalhes ainda não o motivaram o suficiente sobre a importância de aumentar o consumo do líquido, aqui vão outros benefícios que o seu consumo regular pode trazer:

• Uma hidratação adequada é importante para que nosso cérebro funcione corretamente, pois as células do cérebro recebem sangue oxigenado e o cérebro permanece alerta. • Ao se exercitar, a água do organismo é liberada pela transpiração para regular a temperatura e evitar que nosso organismo esquente demais ou sofra alterações térmicas repentinas, evitando a possibilidade de sentir algum mal-estar físico diminui. • Quanto mais você bebe água, melhor será a sua pele. Ela é capaz de promover a revitalização das células e mucosas, resultando em uma hidratação de dentro para fora. Isso significa que sua pele irá envelhecer mais lentamente, manterá um aspecto saudável, sem manchas ou marcas de ressecamento. • A água auxilia na sensação de saciedade, além de reduzir a retenção de líquidos, pois coloca os rins para trabalhar. Sem contar que não tem nenhuma caloria, te ajudando na hora de perder aqueles quilinhos indesejados. • A água é utilizada pelo corpo para eliminar toxinas e rejeitos que não necessitamos e que podem nos prejudicar, ela também aumenta nossa taxa de metabolismo, isso quer dizer que os alimentos que consumimos se decompõem apropriadamente e por fim, ajuda a manter o bom funcionamento do sistema digestivo. • Um corpo bem hidratado envia um sinal positivo até seu cérebro, que aumenta seu bom humor e te ajuda a sentir-se feliz. Assim você se torna mais produtivo no trabalho e em diversas outras tarefas diárias. • Segundo alguns estudos, a água destrói os agentes causadores de câncer, reduzindo o risco de se desenvolver câncer de bexiga e cólon. • A água ajuda na produção de saliva que, por sua vez, auxilia a boca a se livrar de bactérias e manter sua língua hidratada, prevenindo o mau hálito.


É buscando todos esses benefícios que sempre devemos carregar uma garrafinha de água no carro, na bolsa, na mesa do trabalho, na academia. Para aqueles que não gostam de beber a água pura, sempre existem alternativas muito bem-vindas, como pingar gotas de limão ou deixar morango e rodelas de laranja imersas na água. O importante é lembrar você consegue manter seu corpo bonito e saudável sem muito esforço.


E então, já bebeu água hoje? Fonte: Accumed

5 visualizações0 comentário