• Assessoria de Comunicação

Vitamina C para o rosto: qual comprar, como passar e benefícios

Atualizado: Fev 19



Você já pensou em começar a usar vitamina C para cuidar da pele do seu rosto, mas não soube direito como funciona esse tipo de tratamento?

Leia este artigo até o final e você vai descobrir quais são os benefícios de cuidar da sua pele com vitamina C, como aplicar e também como comprar o produto ideal para seu rosto

Para que serve e quais os benefícios da Vitamina C?

Primeiramente, entenda que a vitamina C é uma substância natural que nosso corpo não é capaz de produzir. Quando ingerida, por meio da alimentação, ela começa a participar de vários processos bioquímicos vitais para nosso organismo.

Esta vitamina possui inúmeros benefícios: melhora o sistema imunológico, a pele, o humor, evita problemas oftalmológicos e previne gripes e resfriados. Além disso, proporciona firmeza, hidratação e possui ação clareadora na pele. Veja um pouco mais a seguir.

Firmeza

O excesso de exposição ao sol, o consumo de álcool, a poluição ambiental e o sedentarismo são alguns dos fatores que contribuem para o envelhecimento da pele. A vitamina C protege a pele contra essas agressões e ajuda a recuperar o viço e uniformizar a textura, o que dá mais firmeza e aparência saudável à pele do rosto.

Hidratação

Esta vitamina é uma substância antioxidante. Isso significa que ela tem uma grande capacidade de neutralizar a ação dos radicais livres, que são os responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele.

Além de fazer o uso dela no rosto, é importante que você reponha essa substância por meio da alimentação. Frutos como laranja, tangerina, limão e verduras como brócolis e agrião são exemplos de alimentos ricos em vitamina C.

Ação clareadora

Um dos benefícios da vitamina C é sua capacidade de auxiliar no clareamento de manchas e uniformizar o tom da pele. Funciona assim: a melanina é uma substância que dá cor à nossa pele e é produzida pelos melanócitos, que são muito sensíveis.

A radiação do sol, por exemplo, pode causar distúrbios nessa produção. A vitamina C ajuda na inibição da tirosinase, que é uma das enzimas que atuam na produção de melanina. Além disso, ela também potencializa o efeito do protetor solar, que nos protege contra a radiação UV.

Qual é a melhor Vitamina C para passar no rosto?

No mercado, existem vários tipos de vitamina C com diferentes concentrações e composições. Por exemplo, existe a vitamina C pura (ácido L-ascórbico) e aquelas que são combinadas com outras substâncias e possuem outros ativos. Também há uma diferença na consistência do produto, que pode ser encontrado sob a forma de sérum, loção, creme, entre outros.

Como usar a Vitamina C no rosto?

Esta vitamina pode ser utilizada em qualquer tipo de pele, mas você deve verificar as especificações do produto. O importante é você escolher o produto certo para seu tipo de pele, para evitar espinhas, se sua pele for oleosa, ou ressecamento, caso ela seja mais seca.

Horários

Você pode aplicar a vitamina de manhã ou à noite. De manhã, aplique junto com seu protetor solar para potencializar sua ação contra a radiação e a poluição, isso vai aumentar o efeito antioxidante da vitamina C.

De noite, passe o produto antes de dormir e depois de lavar o rosto. O tratamento, dessa forma, irá tratar as manchas da sua pele, as rugas, linhas de expressão e outros sinais de envelhecimento.

Quantidade de produto

A quantidade de produto depende da textura escolhida. Mas o ideal é uma quantidade suficiente para cobrir todo o rosto e pescoço com uma fina camada do produto. Lembre-se de esperar a pele absorver a vitamina C e secar para depois, então, passar outro produto por cima.

Ordem da aplicação

A ordem correta de aplicar os produtos é:

  • Sabonete facial no momento da limpeza do rosto.

  • Uso do tônico para retirar a oleosidade e limpar a pele.

  • Em seguida, vem a parte do tratamento. Aqui entram os produtos específicos para tratar alguma questão, por exemplo acne, olheiras, manchas e a própria vitamina C, caso ela seja em forma de sérum.

  • Hidratar a pele é fundamental, e essa etapa vem logo após o tratamento

  • Por fim, é essencial que você faça o uso do protetor solar.

  • Depois de todos esses passos, vem a maquiagem, se você quiser.

Lembre-se: primeiro você usa os produtos de consistência líquida, depois sérum ou gel e, por fim, os que são em loção ou creme. Pode usar Vitamina C todos os dias no rosto?

Sim! Para que o produto seja realmente eficaz e dê resultados, é recomendada a sua utilização todos os dias, e pelo menos uma aplicação de manhã ou à noite.

Importância do protetor solar

O uso do protetor solar é fundamental para que o tratamento com a vitamina seja feito de forma correta. Caso contrário, podem aparecer manchas no seu rosto e o produto não será eficaz.

Como escolher sua Vitamina C

O ideal é escolher a textura mais adequada para seu tipo de pele. Se a sua pele for mais seca, por exemplo, opte pelos produtos que são mais hidratantes e não vão ressecar a sua pele ainda mais.

Porcentagem ideal

Recomenda-se começar a utilizar a vitamina C em concentrações mais baixas. Assim, não ocorrerão reações adversas na pele no seu rosto.

Formas de apresentação

Os produtos que contêm vitamina C podem ser de várias texturas, como sérum, loção, creme, entre outros. Por isso, pesquisar sobre qual apresentação é melhor para o seu tipo de pele é ótimo. Encontre aquele que é o mais adequado para o você.

Combinação de ácidos e vitaminas

Quando usada sozinha, a vitamina C já dá um efeito mais radiante na pele. Mas, se você quiser, pode combiná-la com outros produtos, para que o seu efeito seja potencializado. Alguns exemplos são:

  • Vitamina E

  • Ácido salicílico

  • Ácido hialurônico

  • Resveratrol

  • Ácido ferúlico

Vitamina C causa acne?

A vitamina C, por si só, não causa espinhas. Para evitar acne, você deve, principalmente, escolher a textura ideal para o seu tipo de pele e garantir que o produto não seja comedogênico, ou seja, não irá obstruir os poros. Geralmente, o sérum, por ser mais leve e fluido, dá certo para todos os tipos de pele. Fonte: Blog Eurekka

13 visualizações0 comentário