• Assessoria de Comunicação

Sabão de coco: veja seus benefícios e receitas para fazer em casa

O sabão de coco é um produto popular utilizado especialmente para lavar roupas e limpeza doméstica em geral, principalmente na versão em barra. Com o intuito de maior rendimento e/ou de reaproveitar o óleo de cozinha, muitas pessoas optam por fazê-lo em casa, o que exige alguns cuidados. Saiba mais sobre os benefícios e particularidades desse produto:


Benefícios do sabão de coco: É importante ressaltar que há versões de sabão de coco industrializadas, focadas em limpeza doméstica, e outras opções mais naturais, pensadas para a utilização na pele e nos cabelos. Ter consciência dessa diferença entre as versões do produto (mais ou menos naturais) é essencial para dar uso correto ao sabão de coco. Porém, de forma geral, podem ser destacados os seguintes benefícios do produto:


Nutrição para os cabelos: a esteticista e cosmetóloga Roseli Siqueira explica que, se o sabão for elaborado com o coco natural, ajuda a nutrir e fortalecer os fios. Vale reforçar que o único sabão de coco que pode ser utilizado no cabelo é o 100% natural, que não contém componentes químicos em sua fórmula.


Controle da oleosidade: o sabão de coco natural pode ainda contribuir para o controle da oleosidade do couro cabeludo e dos fios, devido ao seu potente poder de limpeza.


Reciclagem do óleo: ao se fazer sabão de coco em casa, se reaproveita o óleo de cozinha, tirando-o do descarte irregular e beneficiando o meio ambiente. Ainda assim, não se pode dizer que todo sabão de coco é uma opção sustentável, porque esse conceito exige uma análise muito mais complexa, considerando, por exemplo, todos os elementos que foram utilizados na formulação do produto.


Versatilidade: o sabão de coco destaca-se especialmente por sua versatilidade (nas versões em barra ou líquida) e por sua eficácia para limpeza, podendo ser usado para lavar roupas, lavar louça, lavar ou passar pano em cômodos da casa, etc.


Economia: o sabão de coco caseiro, em particular, tem como principal vantagem o fato de ser econômico, pois rende muito mais.


-


Em relação ao uso na pele, Roseli comenta que o sabão elaborado com o coco natural tem propriedades antioxidantes e minerais que ajudam a manter a pele hidratada. Ainda assim, ela não aconselha usá-lo no corpo e no rosto, pois pode tirar a proteção natural da pele. Uma opção seria derretê-lo e misturá-lo a outros produtos, como óleos próprios para a pele e coco ralado natural.


Para Kate Koetz (CRM-SP 190494), médica da clínica For All Group de São Paulo e pós-graduanda em Cosmetologia e Estética, o uso de sabão de coco na pele deve ser evitado.

“Isso se deve à diferença de pH entre o sabão e a pele. O pH do sabão precisa ser básico para que sua propriedade de limpeza ocorra, já a pele precisa ter pH ácido para se manter em equilíbrio. Existem outros produtos para o cuidado com pele, por isso a importância de consultar um especialista que vai te ajudar a encontrar o melhor tratamento para seu tipo de pele”, destaca.


-


Como fazer sabão de coco caseiro para diferentes finalidades: Há diferentes maneiras de fazer sabão de coco em barra ou líquido, o que também ajuda a definir suas finalidades. Algumas receitas, por exemplo, utilizam soda cáustica e outros elementos químicos para dar liga, o que exige cuidados, como o uso de luvas e máscara. Outras podem ser feitas de forma mais “prática”, utilizando o próprio sabão de coco industrializado derretido. Conheça abaixo várias formas de preparo:


Sabão de coco com soda:


- Tire 1 coco da casca e bata no liquidificador com ½ litro de água, para preparar um creme;


- Transfira para um balde grande e adicione 250g de soda cáustica em escama (98 ou 99%). - Lembre-se de usar luvas;


- Misture tudo com uma colher de pau grande ou cabo de vassoura;


- Adicione 1,25 litro de óleo usado já peneirado, sempre mexendo, por cerca de 5 minutos;


- Adicione 100ml de vinagre e 1 colher (sopa) de essência de coco;


- Leve a mistura aos poucos (conforme couber) ao liquidificador ou batedeira, até ficar com textura de doce de leite;


- Transfira para potes ou formas que darão o formato à barra de sabão;


- Tampe e deixe descansar por 24 horas;


- Utilizando luvas, desenforme e coloque o sabão em uma caixa de papelão (ou embrulhe em um jornal) e deixe descansar por 7 dias antes de usar, para evaporar a soda.


- Esse sabão fica firme e resistente. É bom para desencardir roupas, lavar chão, clarear pisos, branquear azulejos, alvejar roupas e lavar louça.


-


Sabão de coco com sebo e essência de coco:


- Em uma bacia de plástico, dissolva 1kg de soda Sol em 3 litros de água, mexendo bem até a soda derreter e esfriar (durante 10 minutos em média);


- Coloque 3 litros de sebo já derretido e mexa;


- Acrescente 3 litros de óleo quente usado em cozinha, sempre misturando;


- Adicione 100ml de essência de coco e mexa bem, até esfriar (20 minutos em média);


- Quando a mistura esfriar, coloque 4 litros de álcool (de posto de gasolina) aos poucos e mexa por cerca de 20 minutos;


- Quando começar a engrossar, despeje em uma forma;


- Deixe descansar por cerca de 12 horas para depois cortar.


- Nessa receita, você pode usar a essência que desejar, mas a de coco fica ideal inclusive para lavar roupa.


-


Sabão de coco líquido caseiro:


- Rale 1 sabonete Dove de coco e corte em pedaços 3 barras de sabão de coco;


- Leve ao liquidificador, por etapas, com água quente (suficiente para bater), usando a função pulsar (não bater para não espumar);


- Vá batendo e passando para o balde (ao todo, você usará cerca de 2 litros de água quente);


- Acrescente 500ml de detergente de coco e mexa com uma colher de pau;


- Adicione 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio, sempre mexendo, por cerca de 2 minutos;


- Coloque 100ml de álcool;


- Adicione 3 litros de água fria e misture;


- Deixe esfriar por pelo menos 12h.


- Além de ser uma receita econômica e fácil, o sabão líquido fica com uma textura ótima e é uma excelente opção para lavar roupas (inclusive branca), cozinha e banheiro.


-


Sabão de coco natural líquido:


- Ferva 3 litros de água;


- Adicione 200g de sabão de coco ralado e espere derreter, sempre mexendo;


- Depois de derretido, desligue o fogo e adicione 3 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio (vai levantar fervura, é normal);


- Adicione 50ml de água e mexa;


- Espere esfriar;


- Se quiser, adicione óleo essencial quando a mistura estiver totalmente fria.


- Esse sabão fica com a consistência bem rala, mas funciona bem para lavar louça, lavar roupa e passar pano na casa. Pode ainda ser misturado com água e colocado em um borrifador, para ser um spray para limpeza e/ou usado como sabão para lavar as mãos no banheiro.


-


Sabão de coco para pele e cabelo:


- Compre uma barra pronta e coloque em banho-maria para derreter;


- Acrescente 1 colher (sopa) de óleo de girassol (hidratante, cicatrizante, anti-inflamatório) ou azeite de oliva (fontes antioxidantes e anti-inflamatórias);


- Acrescente 1 colher (sopa) de coco ralado;


- Adicione 1 colher (sopa) da água do coco e misture tudo;


- Amasse bem e coloque para esfriar. Depois, você pode usar no cabelo e na pele.


- Essa é a sugestão da esteticista e cosmetóloga Roseli, que não aconselha fazer o sabão de coco em casa com soda cáustica e outros elementos químicos utilizados para dar liga.


-


Agora você já sabe por que o sabão de coco é tão popular e muita gente opta por fazê-lo em casa.

Fonte: Dicas de mulher

99 visualizações
Acesso Rápido

E-mail: gabinetenoemiarocha@gmail.com
Contato: 41 9994-15007

Endereço: Barão do Rio Branco, 720. 4º andar.

         Acompanhe nosso mandato

© 2019 by Ascom Noemia Rocha.    Políticas de Privacidade