• Assessoria de Comunicação

Realizada prestação de contas da Saúde sobre o primeiro quadrimestre

A Câmara Municipal de Curitiba promoveu nesta terça-feira (26), em sessão remota, a audiência pública de saúde sobre o desempenho da pasta no primeiro quadrimestre. A prestação de contas foi feita pela secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak.


A vereadora Noemia Rocha (MDB), integrante da Comissão de Saúde e Bem-Estar Social da CMC, demonstrou novamente sua preocupação com o atendimento à população, em especial neste período de pandemia, e com os servidores públicos que estão à frente do combate ao Covid-19.


A parlamentar questionou se todos os servidores públicos do grupo de risco estão na retaguarda do atendimento, incluindo os idosos, de acordo com as orientações da Organização Mundial da Saúde. Segundo a secretária, todos que apresentam algum problema de saúde foram afastados. Os com mais de 60 anos que optaram por continuar trabalhando no local não estão tendo contato com o público externo.


No início do mês, a prefeitura foi obrigada a cumprir uma liminar judicial, obtida em ação do Sindicato dos Servidores Municipais de Enfermagem de Curitiba (Sismec), determinando o afastamento de todos os servidores da saúde municipal com 60 anos ou mais pelo risco de contaminação.


Ainda sobre o suporte ao trabalho dos servidores, Noemia Rocha perguntou se os equipamentos de proteção individual (EPIs) estão sendo readequados para a segurança das equipes, já que existem reclamações de diversos servidores. Em resposta, a secretária afirmou que nunca faltou equipamentos “nem em quantidade e nem qualidade necessária”, conforme indicação.


Entre outras questões levantadas pela parlamentar está, também, a reclamação da população sobre a falta de medicamentos nas unidades de saúde e ações realizadas para pessoas em situação de rua.


Na sessão plenária de amanhã, os vereadores receberão o secretário municipal de Finanças, Planejamento e Planejamento, Finanças e Orçamento, Vitor Puppi, para a audiência pública quadrimestral. A exigência da prestação de contas está na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), a lei federal 101/2000.











Foto: Rodrigo Fonseca/CMC

Acesso Rápido

E-mail: gabinetenoemiarocha@gmail.com
Contato: 41 9994-15007

Endereço: Barão do Rio Branco, 720. 4º andar.

         Acompanhe nosso mandato

© 2019 by Ascom Noemia Rocha.    Políticas de Privacidade