• Assessoria de Comunicação

Principais características que compõem a personalidade de uma pessoa autêntica

Uma das coisas que praticamente todo ser humano anseia, ao longo de sua jornada, é viver de forma autêntica. Isso quer dizer que, grande parte de nós, deseja uma vida em que somos fiéis a nós mesmos, em que, apesar das opiniões e sugestões que recebemos de terceiros, fazemos aquilo que queremos e que verdadeiramente nos faz feliz.



No entanto, a sociedade em que estamos inseridos nos diz, a todo momento, que temos determinados padrões a serem seguidos e que devemos, ao máximo, tentar nos encaixar em cada um deles, para que, dessa maneira, sejamos aceitos nos mais diversos ambientes dos quais fazemos parte.


Isso acontece de forma ainda mais acentuada nos dias atuais, em decorrência, principalmente, das redes sociais. São diversas as páginas e influenciadores digitais, que ganham cada vez mais relevância, dizendo o que temos que fazer, como devemos ser, em que tipo de corpo temos que nos encaixar, qual tipo de roupa devemos vestir, entre outras espécies de padronizações, que servem apenas para nos transformar em pessoas exatamente iguais umas às outras.


Diante deste cenário, que tenta, de todas as maneiras, passar por cima de nossos desejos e vontades, é preciso ter coragem e trabalhar constantemente a autoconfiança, para remar contra esta maré. E, por mais desafiador que isso possa parecer, existem pessoas que lutam e encaram esta batalha, em prol de si mesmas. Estamos falando dos autênticos.


Nos próximos parágrafos vamos falar mais sobre este perfil de pessoa, abordando suas principais características. Continue conosco nessa leitura e confira!


Características de pessoas autênticas

Conheça, a seguir, as principais características que compõem a personalidade de uma pessoa autêntica e veja como você pode se transformar também em uma.


Autoestima bem desenvolvida

A primeira, e talvez, uma das características mais marcantes de uma pessoa autêntica, é a boa autoestima que ela tem. São indivíduos que lidam bem consigo mesmos, que se respeitam e gostam de si.


Isso faz com que este tipo de pessoa lide bem com as situações que as rodeiam, inclusive com os desafios e as críticas. Elas entendem que tudo o que lhes acontece se trata de uma grande oportunidade de crescimento e evolução, e isso faz com que elas se destaquem em meio aos demais.


---------


Descontração

Pessoas autênticas tendem a levar a vida de forma mais leve e tranquila. Diferentemente daqueles que vivem demasiadamente preocupados, os autênticos se preocupam na medida certa, pois sabem que todo problema tem uma solução e que todo desafio pode e será superado.


Por estas razões, estes indivíduos estão sempre sorrindo, brincando e se divertindo como podem, já que entendem que é preciso ser otimista e que tudo vai dar certo no final.


---------


Princípios e valores

Outra característica marcante das pessoas autênticas é que elas têm princípios e valores bem fortes. Estes, por sua vez, servem como guias e orientadores em seus processos de tomadas de decisões.


Além disso, os princípios e valores das pessoas autênticas guiam também suas ações e a forma como elas respondem às situações e experiências que vivem. Isso se destaca bastante em sua personalidade, pois são justamente estes pontos que as ajudam a remar contra aquela maré que citamos nos parágrafos iniciais deste texto.


---------


Não têm medo de compartilhar ideias e opiniões

Seguindo adiante, as pessoas autênticas compartilham suas ideias e opiniões com bastante facilidade. Elas fazem isso, não com o intuito de convencer o outro de seu ponto de vista, mas com a intenção de contribuir para a evolução e o crescimento das pessoas que as cercam.


Esta é uma das razões que evidencia o fato de que com este tipo de indivíduo não existem conflitos ou crises, pois, por mais que discordem, eles sempre procuram discutir de maneira serena, entendendo o outro e o que ele quer lhe dizer na essência.


---------


Generosidade

A pessoa autêntica, também tem grande generosidade em seu coração. Ela procura pensar no outro e em suas necessidades, levando-as em consideração, sempre que pode.


Por isso, é comum observar o quanto os indivíduos autênticos gostam de dar presentes e de se envolver em ações de caridade, pois sabem o quanto tais comportamentos são capazes de transformar positivamente o mundo em que vivemos.


---------


Aceitam-se como são

Uma das grandes dificuldades que muitos de nós tem é de nos aceitarmos como somos. Com as pessoas autênticas, isso dificilmente acontece. Por se tratar de indivíduos com um autoconhecimento e uma autoestima bastante elevada, eles compreendem que, ao invés de lutar para mudar determinados traços de sua personalidade, o ideal é aceitá-los e ir trabalhando esta transformação de forma gradativa.


Com isso, eles encontram bem menos obstáculos em seus caminhos, pois entendem bem o quão primordial é aceitar a sua luz e a sua sombra.


---------


Assumem suas responsabilidades

Algo que você jamais verá uma pessoa autêntica fazer é fugir de suas responsabilidades. Pelo contrário! O que você, de fato, vai observar, ao conviver com um indivíduo assim, é que eles recebem os méritos por suas ações, caso realmente mereçam, e assumem seus erros, tentando sempre corrigi-los, quando é o caso.


Esta é uma das razões que faz com que sejam pessoas excelentes para se conviver, tanto no trabalho, quanto na vida pessoal.


E você, se considera uma pessoa autêntica? Consegue identificar alguém assim em seu convívio? Deixe nos comentários suas impressões sobre o texto e lembre-se de continuar nos acompanhando, para mais conteúdos voltados para o seu desenvolvimento pessoal, profissional e empresarial.


Fonte: IBC Coaching

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo