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Primeiro exercício da sua vida deve ser repetido para fortalecer a coluna

Não é provável que você se lembre mas o primeiro exercício que você fez na vida é o mais importante de todos. Se você tem filhos, por instinto ou de tanto ouvir sua mãe falar, o colocou de bruços para aprender a sustentar a cabeça. Chamado “Superman” - porque imita a posição de voo do Super-homem -, é o primeiro treino da nossa vida, e é algo que nunca devemos deixar de fazer. 

Esse exercício é o principal responsável pela sustentação da coluna. Primeiro passo no fortalecimento da musculatura paravertebral faz com que o bebê possa evoluir para posição de quatro apoios, engatinhar, sustentar a posição sentada e então ficar de pé. Também serve de base para outros exercícios. 

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Infelizmente depois que aprendemos a ficar de pé, esquecemos dele. A falta desse treino ao longo da vida pode trazer, além de uma má postura, desvios de coluna, dores e hérnias. 

A medida que crescemos nosso corpo se modifica e ele deve estar sempre sendo treinado para essas mudanças. É assim com as crianças em idade escolar, quando ganhamos ou perdemos peso, quando ficamos mais altos, quando a mulher engravida, quando nos machucamos, passamos por alguma cirurgia ou, por algum motivo, modificamos algum habito diário. Fortalecer a musculatura é o único remédio para evitar que esses problemas surjam. O exercício é muito simples.

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Movimento do exercício lembra o voo do Superman:


 1. Deite-se no chão ou em uma superfície firme com braços e pernas juntas esticadas. 

2. Pense em contrair os glúteos e as costas, tirar os braços e as pernas do chão sem dobrá-los. 

3. Estique-se o máximo como se alguém te puxasse pelas mãos e pelos pés.

4. Lembre-se de manter a cabeça entre os braços com o rosto para baixo, como se estivesse voando e vendo a cidade de cima. 

5. Não olhe para frente, você não vai querer bater em um avião. 

6. Mantenha a posição por 30 segundos ou o máximo que conseguir, e descanse 30 segundos. Repita quatro vezes. 

7. Faça todos os dias com sua família, na academia, antes do banho, no intervalo do almoço, antes da corrida ou antes de qualquer treino.

Fonte: Deborah Povoleri

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