• Assessoria de Comunicação

Plantar árvores pode salvar o planeta

Plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro é o que toda pessoa deve fazer antes de morrer para deixar o seu legado. Quem nunca ouviu isso antes? Escrever um livro e ter um filho já são coisas mais difíceis, porém, plantar uma árvore é bem fácil e você ainda ajuda a natureza. 

-

-

O Brasil é conhecido mundialmente pela Floresta Amazônica e por ter um vasto território formado por matas. Enquanto vários outros países já desmataram suas florestas em nome do “crescimento econômico”, o nosso país é referência quando o assunto é desenvolvimento sustentável. 


Porém, o panorama das grandes cidades é bem diferente. A falta de árvores nesses locais aumenta a temperatura do ambiente. Por exemplo, a sombra das árvores consegue reduzir em até 2°C a temperatura do asfalto e até em 8°C no interior dos carros. Isso é claro sem falar na poluição e do excesso de gás carbônico em grandes centros.

Quer ajudar a melhorar o planeta e a sua cidade a reverter essa situação? Entenda um pouco mais sobre reflorestamento e como você pode plantar a sua própria árvore.

-


Poluição nas grandes cidades


Antes de mais nada vamos entender o problema. Dessa maneira, fica mais fácil compreender porque plantar muitas árvores pode ajudar a salvar o planeta.


A aglomeração de pessoas nas grandes cidades gera uma série de transtornos para o meio ambiente como o acúmulo de lixo, uso de muitos carros e, como consequência, muita poluição. E por falar no assunto, a poluição do ar nos centros urbanos tem se tornado um problema de saúde pública. 


Duas horas em um trânsito intenso é o equivalente a fumar um cigarro. As substâncias tóxicas que são aspiradas durante a respiração causam uma série de estragos. Eles aumentam a pressão arterial e também causam maior inflamação nos vasos. A poluição do ar é o quarto principal motivo para diversas doenças.

-


Problemas respiratórios


Entre as doenças causadas por esse tipo de poluição, podemos destacar as doenças respiratórias. Na emergência do Hospital de São Paulo em apenas 3 anos, dos 177 mil pacientes atendidos, 77% foram buscar ajuda médica por causa de problemas do tipo, que são agravados pela poluição.


O ar tóxico que sai da descarga dos veículos e vai para o seu nariz contém diversas substâncias que são péssimas para o corpo de uma forma geral e especialmente para os pulmões. Entre elas, temos algumas principais como material particulado e monóxido de carbono. E nem estamos falando dos poluentes secundários que ocorre quando, por exemplo, um poluente primário como o monóxido de carbono reage com elementos próprios da natureza, até mesmo com a radiação solar.


E como conter todo esse problema? Entre as várias soluções, uma muito boa é plantar árvores. Elas conseguem absorver mais da metade da poluição do ar e você terá muito mais oxigênio limpo para respirar.

-


O que é reflorestamento?


Como o próprio nome já diz, reflorestamento é o mesmo que plantar novas árvores ou outros tipos de plantas. É uma ótima maneira de ajudar o meio ambiente de diversas formas. Mais árvores também significam mais casas para os animais, preservação dos lençóis freáticos, recuperação dos solos e assim por diante. 

-


Como plantar árvores ajuda o planeta?


Já ouvimos falar sobre o aquecimento global e como ele afeta negativamente o nosso planeta. Pois bem, uma das formas de reverter esse processo é por meio do plantio de árvores. Aliás, segundo cientistas, plantar árvores pode salvar o mundo e estamos falando de uma área equivalente aos Estados Unidos. Dessa maneira, as árvores seriam capazes de eliminar da atmosfera ⅔ dos gases que promovem o efeito estufa. 


A grande vantagem de plantar árvores é que basta querer. Você não depende de uma lei ou da decisão de um governo que concorda ou não com a medida. É possível fazer isso a qualquer momento e a qualquer hora e você ainda pode incentivar os seus amigos.


De acordo com esse mesmo estudo o Brasil é um dos países apontados como melhores áreas para o plantio. Os outros são Estados Unidos, Rússia, Canadá, Austrália e China, todos com vasta extensão de territórios.


Diversos países assinaram o Desafio de Bonn em 2011 na Alemanha. Nele, se comprometeram a restaurar 350 bilhões de hectares em terras degradadas até 2030.

-


Aquecimento global


O aquecimento global é um tema bastante debatido e há teorias contra e a favor à existência desse fenômeno. Ele se tornou ainda mais discutido quando Donald Trump se tornou presidente dos Estados Unidos. É um fenômeno causado pelo excesso de gases poluentes na atmosfera e a maior consequência, além do desequilíbrio climático é o degelo das áreas polares. Aliás alguns filmes do cinema já levaram para as telas o assunto, é o caso, por exemplo de O Dia Depois de Amanhã. Já assistiu? É bem legal!


Só para se ter uma ideia, a camada de gelo no Ártico está 40% mais fina e houve uma redução de 15% na área. Já a Antártida perdeu cerca de 3 mil m² de extensão por conta do derretimento do gelo. Isso, por consequência, eleva o nível dos mares o que, por sua vez, “empurra” a população para o interior, reduzindo o território em diversas regiões.

-


Queimadas no Brasil


A queimada aqui no Brasil é outro problema. A quantidade de queimadas no país aumentou consideravelmente e não podemos deixar de comentar o último acontecimento que foi notícia em diversas partes do mundo. Em todo o país, só em 2019, foram mais de 100 mil focos de queimadas, o maior número em 7 anos. 


Plantar árvores ajuda a recuperar o solo, desgastado pelas queimadas e “empobrecido”. Todas as áreas de queimadas poderiam ser reflorestadas. É claro que para uma área tão grande seria necessário o apoio de uma grande quantidade de pessoas, inclusive do governo.

-


Como plantar uma árvore? 


Bom, é claro que você não precisa ir para uma área de queimada para plantar árvores e ajudar a salvar o nosso planeta. Isso pode ser feito aí mesmo na sua cidade. Pode ser no quintal de casa, em pátios e jardins de locais privados ou então em um terreno próximo. Plantar uma árvore em espaços urbanos exige alguns cuidados quanto à escolha da espécie.


Escolha raízes pequenas, pois as muito grandes podem danificar a estrutura da casa e causar problemas sérios. Além disso, pode destruir tubulações, entre outros prejuízos.

Para plantar é bem simples. Escolha uma muda e o local para plantar. Cave um buraco com o dobro do tamanho do caule e plante. Regue bem e se puder adubar a terra, melhor ainda. Você pode usar as cascas de frutas e legumes para isso.


Fonte: Jandaia

25 visualizações
Acesso Rápido

E-mail: gabinetenoemiarocha@gmail.com
Contato: 41 9994-15007

Endereço: Barão do Rio Branco, 720. 4º andar.

         Acompanhe nosso mandato

© 2019 by Ascom Noemia Rocha.    Políticas de Privacidade