• Assessoria de Comunicação

Pastor Catharino receberá homenagem póstuma

Por iniciativa da vereadora Noemia Rocha (MDB), com 26 votos favoráveis, segue para a sanção do Executivo a denominação de logradouro não especificado como Pastor Catharino Nunes Pires, da Igreja Evangélica Assembleia de Deus (IEADC). O homenageado faleceu em setembro passado, aos 89 anos de idade, por complicações da Covid-19.


Confira um pouco da história do pastor:


Nasceu no dia 04/07/1.976, na Cidade Santo Angelo-RS, filho de André Pires de Arruda e Jacinta Nunes Pires.


Veio para Curitiba, por volta de 1.945. Com aproximadamente, 14 anos de idade, começou a trabalhar como servente de pedreiro e mais tarde, pedreiro. No ano de 1.955, converteu -se ao evangelho e se dispôs a cooperar na obra de Deus em Curitiba, na Igreja Evangélica Assembleia de Deus, pastoreada pelo pastor José Gomes Moreno. Desceu às águas do batismo duas semanas após a conversão e desde então, mesmo solteiro, dirigiu várias congregações e pontos de pregação, como Vista Alegre do Portão, que depois passou a ser chamada de congregação de Vila São Jorge e hoje, conhecida como congregação do Portão.


Nesse tempo, de acordo com o histórico da igreja, eram realizados cultos em praças e diversos logradouros públicos e o irmão Catharino era um dos integrantes da equipe de evangelismo. Muitas vezes, trabalhava a semana inteira das 08 às 18hrs, em construções, sentando tijolos, misturando massa de cimento, erguendo paredes, etc e depois, direto pra congregação, chegando em casa pra descansar por volta das 22hrs.

Aos sábados, depois do trabalho, participava de cultos da mocidade, depois vigília das 23hrs às 06hrs da manhã, na sequência, Escola Dominical, cultos ao ar livre e a noite o culto público na igreja.


Ingressou na corporação da Polícia Militar do Estado do Paraná 15/03/1.960 e enquanto lá esteve, foi grande incentivador de cultos para alcançar os colegas de corporação ao encontro com Cristo, através do evangelho!!! Um dos obreiros que também esteve a frente com o pastor Catharino, foi o pastor Wagner Tadeu dos Santos Gaby, hoje presidente da IEADC.


Casou com Maria Cristina Pires, em 24/11/1.960. Tiveram 07 filhos, Rubens Nunes Pires, Raquel Nunes Pires, Samuel Nunes Pires, Ruth Cristina Pires Camargo Josué Nunes Pires, Esther Nunes Pires Ramos e Adão Nunes Pires Sobrinho.


Depois de ser consagrado ao diaconato e posteriormente ao presbitério, dirigiu as congregações de:


Barreirinha, Vista Alegre do Portão (2.vez), Capão Raso, Vila Izabel, Vila Leão, Vila Lindóia, Vila Guilhermina, Araucária, Fazenda Rio Grande, Campo Largo, Atuba, Boqueirão, Vila Hauer, Vila Nossa Senhora da Luz, Bairro Alto (em construção, inaugurado na gestão posterior), Santa Helena, Emiliano Perneta e Pinhais (concluiu a construção e inaugurou).


Voltando um pouco, no dia 11/06/1.976, foi consagrado ao pastorado, indicação do então, presidente da IEADC, pastor José Pimentel de Carvalho. Nessa época, a convenção nacional entendia, que o pastor deveria dedicar tempo integral na igreja e ser mantido por ela, então deu baixa na Polícia Militar do Estado do Paraná e foi integrado no ministério da Assembleia de Deus em Curitiba.


Abaixo, seguem relacionadas algumas de suas funções no ministério de Curitiba:


· Vice-presidente do pastor Pimentel por algumas gestões seguidas.

· Participou de toda a construção do novo templo que foi inaugurado no ano de 2005.

· Foi responsável junto com o missionário Per Andressen, pelo campo do Norte Velho que compreendia igrejas como Cambará, Andirá, etc.

· Foi coordenador do departamento de Missões

· Foi um dos diretores do Instituto Bíblico.

· Foi diretor de obras e patrimônio.

· Integrante do Conselho da IEADC

· Integrante do departamento de visitas.


Faleceu em 19/07/2020, vítima de complicações renais e cardíacas, provocadas por Covid-19.

Proposicao_314.00002.2020
.pdf
Download PDF • 285KB
Proposicao_009.00016.2020
.pdf
Download PDF • 324KB




26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo