• Assessoria de Comunicação

Pastor Catharino Nunes Pires poderá receber nome de rua

Atualizado: Out 9

Por proposição da vereadora Noemia Rocha (MDB), protocolada nesta terça-feira (01), o pastor Catharino Nunes Pires foi indicado para denominar um logradouro público da cidade. Liderança da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, faleceu no mês de julho, vítima de complicações renais e cardíacas, provocadas pelo Covid-19. Segundo a parlamentar, a homenagem é justa, pelo grande trabalho desenvolvido pelo religioso, focado na evangelização e ação social.


Natural de Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul, veio para Curitiba aos 14 anos de idade e começou a trabalhar como servente de pedreiro e mais tarde, pedreiro. No ano de 1955, converteu-se ao evangelho e se dispôs a cooperar na IEADC. Dirigiu várias congregações e pontos de pregação, como, por exemplo, a Vista Alegre do Portão, que depois passou a ser chamada de congregação de Vila São Jorge. Atualmente conhecida como congregação do Portão.


Nesse tempo, de acordo com o histórico da igreja, eram realizados cultos em praças e diversos logradouros públicos e o irmão Catharino era um dos integrantes da equipe de evangelismo. Aos sábados, depois do trabalho, participava, ainda, de cultos da mocidade, vigília e Escola Dominical, cultos ao ar livre e a noite o culto público na igreja.


Ingressou na corporação da Polícia Militar do Estado do Paraná em 1960 e enquanto lá esteve, foi grande incentivador da realização de cultos. Um dos obreiros que também esteve a frente com o pastor Catharino, foi o pastor Wagner Tadeu dos Santos Gaby, hoje presidente da IEADC.


Depois de ser consagrado ao diaconato e posteriormente ao presbitério, dirigiu as congregações Barreirinha, Vista Alegre do Portão, Capão Raso, Vila Izabel, Vila Leão, Vila Lindóia, Vila Guilhermina, Araucária, Fazenda Rio Grande, Campo Largo, Atuba, Boqueirão, Vila Hauer, Vila Nossa Senhora da Luz, Bairro Alto, Santa Helena, Emiliano Perneta e Pinhais.


Em 1976, ao ser indicado ao pastorado, pelo pastor José Pimentel de Carvalho, presidente da IEADC, precisou sair da PMPR, pois, nessa época, a convenção nacional entendia que o pastor deveria dedicar tempo integral à igreja e ser mantido por ela.


Em sua trajetória atuou como vice presidente do pastor Pimentel, por algumas gestões seguidas; participou de toda a construção do novo templo da sede da IEADC, inaugurado em 2005; e foi responsável, junto com o missionário Per Andressen, pelo campo do Norte Velho que compreendia igrejas como Cambará e Andirá. Além disso, foi coordenador do departamento de Missões, um dos diretores do Instituto Bíblico, diretor de obras e patrimônio, integrante do Conselho da IEADC e do departamento de visitas. Era casado com Maria Cristina Pires e teve sete filhos.








Acesso Rápido

E-mail: gabinetenoemiarocha@gmail.com
Contato: 41 9994-15007

Endereço: Barão do Rio Branco, 720. 4º andar.

         Acompanhe nosso mandato

© 2019 by Ascom Noemia Rocha.    Políticas de Privacidade