• Assessoria de Comunicação

O papel da educação

"Dê o mínimo que produza na criança o máximo", este pensamento de Reuven Feuerstein embasa o trabalho de muitos profissionais da educação e se torna muito mais real no período em que estamos vivendo. O dia do pedagogo, comemorado nesta quarta-feira (20), nos traz uma reflexão sobre a importância do papel do educador, que hoje busca adaptar sua forma de ensino para continuar levando conhecimento às crianças e adolescentes.

Em uma palestra realizada em Joinville, o psicólogo e professor universitário Marcos Meier, falou sobre o papel dos pais e professores na formação integral de crianças e adolescentes, no desenvolvimento de suas habilidades e planejamento de vida. Na ocasião, ele destacou que devem ser criadas situações problemas para serem resolvidas pelos alunos, pois a superação de dificuldades e a multiplicidade de estímulos faz a diferença quando o assunto é desenvolvimento da inteligência.


Meier cita a Teoria da Mediação da Aprendizagem, do psicólogo romeno Reuven Feurstein, que afirma que a inteligência pode ser desenvolvida e modificada ao longo da vida e que o desenvolvimento dependerá das experiências e estímulos que for submetido. Neste ponto, pais e professores entram com o suporte, dando apoio, mas deixando que os menores resolvam as próprias questões. A construção do cidadão e o desenvolvimento da autonomia ocorre todos os dias e deve ser levado com seriedade.


Neste sentido, nos deparamos com a importância do trabalho em conjunto da família e escola, especialmente em um momento onde as aulas a distância compõem a base de estudo dos alunos.



0 visualização
Acesso Rápido

E-mail: gabinetenoemiarocha@gmail.com
Contato: 41 9994-15007

Endereço: Barão do Rio Branco, 720. 4º andar.

         Acompanhe nosso mandato

© 2019 by Ascom Noemia Rocha.    Políticas de Privacidade