• Assessoria de Comunicação

Mundo contábil: conheça 5 curiosidades sobre a contabilidade

Nem só de números, planilhas, textos técnicos ou assuntos complexos vive o mundo contábil. A profissão dos contadores também tem um lado mais leve e divertido, repleto de curiosidades.



Esse é um lado que muita gente não conhece. Por isso, a seguir, você vai ter acesso a uma nova perspectiva da contabilidade, com fatos curiosos sobre a carreira e sobre profissionais que fizeram sucesso pelo mundo em outras áreas.


1. Uma das carreiras mais disputadas

Direito? Medicina? Também, mas não os únicos. De acordo com o portal Guia do Estudante, o curso de Ciências Contábeis está entre os 10 mais disputados no ensino superior desde 2012.


E não é por acaso que a procura pela profissão na área da contabilidade é tão grande. Afinal, toda empresa precisa de um contador para cuidar de toda a documentação: emissão de notas fiscais, tributações, impostos, entre outros.


2. O mundo contábil também está no FBI

O que a unidade de polícia do Departamento de Justiça dos Estados Unidos tem a ver com o mundo da contabilidade? Tudo. O FBI é um dos lugares que mais contrata contadores.


Para dar conta de todos os trâmites burocráticos e ajudar na resolução dos crimes e na análise de dados, estima-se que o órgão conte com mais de dois mil agentes especiais formados na área.


3. Contador ou contabilista?

Você sabia que os dois profissionais fazem parte do universo da contabilidade, mas têm formações diferentes?


Enquanto o contador é o nome dado aos estudantes que se formam no ensino superior, pelo curso de Ciências Contábeis; contabilista é utilizado para definir quem tem formação técnica na área.


4. O que o chiclete tem a ver com a profissão?

O contador é conhecido por ser especialista na resolução de problemas. E foi com essa habilidade que um profissional da área inventou o chicleterosa.


Seucriador, o norte-americano Walter Diemerera contador da Fleer Company, fábrica que produzia goma de mascar. Dizem que ele aperfeiçoou a receita desenvolvida pelo dono da empresa, criando o famoso chiclete de bola.


5. Dia, padroeiro, símbolo e nomes famosos

A contabilidade tem muitos motivos para comemorar e muitas datas também. No calendário, há pelo menos três, cada uma delas com um significado:

14 de janeiro: Dia do Empresário Contábil;

25 de abril: Dia do Contabilista;

22 de setembro: Dia do Contador.


Alguns calendários incluem ainda mais uma data, o dia 21 de setembro como o Dia de São Mateus, o padroeiro dos profissionais de contabilidade.


Por falar nisso, na Bíblia, São Mateus é conhecido como um dos doze discípulos. Antes, ele era um cobrador de impostos, tudo a ver com a profissão.


O símbolo da contabilidade é formado por um bastão dourado entrelaçado por duas serpentes, com um elmo alado no topo. Recebe o nome de caduceu e é utilizado para representar equilíbrio moral e boa conduta.


Alguns nomes do mundo contábil ganharam fama em outras áreas. Um deles é o apresentador Silvio Santos, o dono do SBT. Você sabia que ele é formado em contabilidade?


Além dele, o cantor e vocalista da banda Rolling Stones, Mick Jagger; os músicos Robert Plant e Kenny G.; e o escritor John Grisham são mais alguns nomes famosos.


Fonte: Inovações Digitais

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo