• Assessoria de Comunicação

Mantendo relacionamentos saudáveis

Manter uma relação, seja namoro ou casamento, não é tarefa fácil. No início da relação nos permitimos ser aquilo o que queremos que o outro veja e tudo parece ser muito mais leve. Contudo, as coisas podem ficar mais difíceis depois de um longo tempo de convívio, quando conhecemos melhor o outro e convivemos com suas falhas e qualidades. Geralmente é nessa fase que as brigas ficam mais intensas e aquela sensação de que “a pessoa mudou” toma conta.



Como fazer com que essa relação siga em frente com tranquilidade e principalmente leveza? Listamos alguns pontos importantes que são essenciais para que seu relacionamento seja ainda mais duradouro e feliz.


Mal-entendidos podem acontecer;

Muitas vezes as coisas que dizemos e ouvimos são interpretadas de maneira equivocada, então antes de julgar as palavras do outro, é preciso dar um passo para trás, analisar o contexto do que foi dito e através de uma boa comunicação, em que um se encontra disposto a ouvir o outro, expressar de forma clara o que sente, se permitindo enxergar a situação pelo ponto de vista da outra pessoa. No final, você vai acabar percebendo que algumas discussões acontecem pela falha na nossa comunicação e que podemos evitar muitos desentendimentos se soubermos como nos expressar de maneira efetiva. Lembre-se: comunicação não é o que você diz e sim, o que o outro compreende.

A confiança começa em você;

Confiar no outro é essencial para um relacionamento saudável, seja ele qual for. Algumas inseguranças no relacionamento geralmente são resultados de inseguranças internas, ou seja, quando não conseguimos confiar no outro porque não confiamos em nós mesmos, em nossas qualidades e no que temos para oferecer. A autoestima está diretamente ligada ao quanto nos sentimos seguros dentro de um relacionamento. O quanto você tem se sentido bem consigo mesmo? Trabalhe mais o seu amor próprio, cuide de si mesmo, valorize suas qualidades internas e externas, compreenda a sua importância dentro deste relacionamento e confie que você é suficiente; essa é chave para uma relação de confiança e prosperidade: é preciso estar “cheio de si” para transbordar na vida do outro.