• Assessoria de Comunicação

Lembranças - Sessão solene celebra o Centenário da Convenção Batista Paranaense

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) homenageou, em sessão solene, a Convenção Batista Paranaense pelos seus 100 anos de organização, por proposição da vereadora Noemia Rocha (MDB). Na ocasião, ela entregou votos de congratulações e aplausos em comemoração à data ao pastor Nivaldo Aparecido Cavalari, 3º vice-presidente da instituição, que estava representando o pastor presidente Geremias Correa Junior.


De acordo com a parlamentar, os vereadores aprovaram a celebração por entenderem a importância da data e contribuição para a sociedade. “Não poderia de forma alguma passar em branco o lindo trabalho desenvolvido por vocês. Um povo ordeiro, pacífico, que contribui, muda vidas e situações”, disse. Ela destacou ainda a história de sua família com a Igreja Evangélica Assembleia de Deus e fez um convite para sessão solene pelos 90 anos de sua igreja, que será realizada no dia 7 de agosto na CMC.


O pastor Nivaldo Aparecido Cavalari resgatou a história da organização e do seu desenvolvimento na cidade. “Temos um registro que Samuel Pires de Melo, nosso pioneiro, por duas vezes esteve na cidade de Curitiba com o intuito de estabelecer aqui uma igreja Batista, em 1905 e 1906, sua preocupação era com o bem estar moral, espiritual e social do curitibano. Embora seu sonho não tenha se concretizado em seus dias, ele deixou aqui uma semente que viria a dar frutos, nascendo assim a primeira Igreja Batista em 13 de maio de 1914.


Segundo o pastor Izaias Querino, diretor-geral, a convenção foi fundada cinco anos depois com sete igrejas, chamada na época de Convenção Batista Paraná-Santa Catarina, dividindo-se posteriormente em duas convenções. “Hoje chegamos a cerca de 400 igrejas e congregações em todo nosso Estado e mais de 50 mil batistas que se reúnem em nossas Igrejas”, destacou.


O pastor Antônio Valdemar Kukul Filho, 1º vice-presidente da Convenção, iniciou o evento com uma oração e o pastor Dorgival Lima Pereira, coordenador Executivo da Associação Batistas da Grande Curitiba (BGC), destacou o tema das comemoração: “Proclamando o Reino de Deus”.


A solenidade contou com a apresentação do Conjunto de Sinos da Primeira Igreja Batista de Curitiba, sob regência de Larissa Melo, e do Coro Arthur Beriah Deter, regido por Samuel Vieira Barros, ministro auxiliar de adoração da PIB Curitiba, acompanhado pela pianista Inguelise Dunke de Lima Friesen e músicos da Orquestra Compromisso Adoração.


Entre as autoridades que prestigiaram a cerimônia estavam a dra. Helen Butler Muralha, filha do 1º presidente, pastor Guilherme Butler (falecido); pastor Nivaldo Pereira Thé, presidente da Associação Batistas da Grande Curitiba (BGC); pastor João Reinaldo Purin, presidente de honra da 91ª Assembleia; pastor José Soares, presidente da Ordem dos Pastores Batistas do Brasil, secção Paraná; pastor Luiz Roberto Soares Silvado, vice-presidente da Aliança Batista Mundial; o pastor da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, Fábio Mariano de Oliveira, ex-comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná; e o diretor geral da CMC, Daniel Dallagnol.



Foto: Vereadora Noemia Rocha homenageou a Convenção Batista Paranaense pelo seu centenário. (Foto: Carlos Costa/CMC)


Fonte: CMC

Acesso Rápido

E-mail: gabinetenoemiarocha@gmail.com
Contato: 41 9994-15007

Endereço: Barão do Rio Branco, 720. 4º andar.

         Acompanhe nosso mandato

© 2019 by Ascom Noemia Rocha.    Políticas de Privacidade