• Assessoria de Comunicação

Janeiro Branco: atividades mobilizam servidores da CMC


Na manhã desta terça-feira (28), os servidores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) participaram do evento “Precisamos falar sobre nossa emoções”, com diversas atividades voltadas para a prevenção da saúde mental. O evento faz parte de uma série de ações desenvolvidas pelo Poder Legislativo, em parceria com voluntários do movimento Janeiro Branco, para dar visibilidade à data, voltada ao combate do adoecimento emocional.

Além de receber informações sobre o Janeiro Branco, os servidores puderam interagir com três psicólogas em uma roda de conversa. Uma atividade lúdica foi desenvolvida por uma terapeuta ocupacional, na qual os participantes fabricaram um massageador de mãos para diminuir a tensão e o estresse. Os servidores ainda aprenderam técnicas de automassagem e participaram de práticas integrativas e complementares como Do in, Relaxamento, Auricoloterapia e Reiki.

Amanda Moreno, diretora de Administração e Recursos Humanos da CMC, destaca que o evento “integra uma nova estratégia para a abordagem de temas importantes, fugindo das tradicionais palestras”. Ela adianta que a metodologia faz parte do planejamento das atividades de saúde ocupacional em 2020, “buscando envolver e conscientizar os servidores e tornando o RH, a gestão de pessoas e a saúde ocupacional um ambiente mais humano e acolhedor”.

“Acho que conseguimos plantar uma sementinha sobre a importância do auto cuidado e a percepção das próprias emoções. Foi um evento dinâmico, com uma equipe de profissionais de diferentes áreas, e permitiu que os servidores escolhessem de qual atividade gostariam de participar. Notei uma grande receptividade e na roda de conversa houve bastante interação e envolvimento, quando foi possível sanar dúvidas sobre saúde mental”, avaliou a psicóloga Sílvia Galindo, que formou a equipe de psicologia com Laura Tilly e Márcia Silveira.


Qualidade de vida

Conforme a terapeuta ocupacional Patricia de Lima, a equipe multiprofissional transmitiu instrumentos para melhorar a qualidade de vida no trabalho, ao ensinar técnicas e ferramentas para minimizar a tensão e o estresse. “Respondi muitas perguntas sobre como diminuir a tensão no ambiente de trabalho e passei técnicas de controle de respiração e dicas sobre o que fazer quando sentirem que há uma tensão no local. Afinal, todos precisam se conhecer e saber os seus limites”, resumiu a terapeuta.

O estudante de publicidade e estagiário na Diretoria de Comunicação, Nicolas Webber, aprovou o evento e disse ter gostado da integração entre as pessoas e a oficina de construção do massageador de mãos. “Conheci práticas de combater o estresse que eu nunca tinha ouvido falar e achei muito legal”. Já a servidora terceirizada Inês Martins, que há seis anos trabalha na CMC, fez a auricoloterapia e revelou ter gostado muito. Ela também achou interessante o aprendizado sobre automassagem e garante que vai usar a técnica em seu dia a dia.

A atividade foi uma parceria entre as diretorias de Administração e Recursos Humanos e Comunicação e teve o apoio do movimento Janeiro Branco e do gabinete da vereadora Noemia Rocha (MDB).

Visibilidade

Desde o início do mês, a CMC destaca em suas redes sociais o tema da saúde mental. As capas de todos os perfis oficiais do Legislativo e postagens no Facebook, Twitter e Instagram alertam sobre o tema, dão dicas sobre como preservar uma boa saúde mental e locais em que é possível buscar ajuda, como o serviço prestado pelo Centro de Valorização da Vida (CVV) e aplicativos disponíveis gratuitamente na Internet.

Movimento nacional que atua na área da prevenção e no combate ao adoecimento emocional da humanidade, o Janeiro Branco foi oficializado em Curitiba por meio da lei municipal 15.160/2018, de autoria da vereadora Noemia Rocha. A norma prevê a realização de ações educativas para a difusão da saúde mental, por parte do poder público municipal, em cooperação com a iniciativa privada e outros setores da sociedade civil.

A divulgação do período, além de ações internas realizadas com os servidores do Legislativo, são uma determinação da Comissão Executiva da Câmara, formada pelos vereadores Sabino Picolo (DEM), presidente, Colpani (PSB) e Professor Euler (PSD), primeiro e segundo secretários, respectivamente. Conforme Sabino Picolo, a partir deste ano as datas de grande impacto social, instituídas após sugestão dos vereadores, receberão maior divulgação por parte da Câmara Municipal.

Fonte: Câmara Municipal de Curitiba

Fotos: Carlos Costa/CMC

Acesso Rápido

E-mail: gabinetenoemiarocha@gmail.com
Contato: 41 9994-15007

Endereço: Barão do Rio Branco, 720. 4º andar.

         Acompanhe nosso mandato

© 2019 by Ascom Noemia Rocha.    Políticas de Privacidade