• Assessoria de Comunicação

Igreja Presbiteriana participa do Mesa Solidária do Capanema e Matriz

Além do trabalho permanente de doação de roupas e calçados para a população carente, integrantes da Igreja Presbiteriana da Silva Jardim dedicam uma terça-feira no mês para distribuir refeições gratuitas em espaços do Mesa Solidária da Prefeitura. Os alimentos são doados pelos fiéis da Igreja e 180 marmitas são servidas para pessoas em situação de rua e desempregadas nos Restaurantes Populares da Matriz e do Capanema.



“Agradeço à Deus por participarmos de um projeto tão nobre e bonito. Saber que o trabalho que colocamos tanto amor vai servir à tanta gente que precisa de uma comida saudável nos traz uma satisfação inexplicável”, conta a cozinheira chefe da igreja, Gislene de Farias Silva, 47 anos.


Para a preparação das 180 marmitas são usados, em média, 12 quilos de feijão, 20 quilos de arroz e 15 quilos de legumes ou carnes.


Cuidado

Renato Outeiro, pastor auxiliar da Igreja Presbiteriana da Silva Jardim, lembra que instituição religiosa passou a integrar o Mesa Solidária em agosto de 2020.


“São tempos difíceis e com essa pandemia com certeza aumentou o número de moradores de rua. Então a nossa preocupação é o cuidado com essas pessoas e a vida. Procuramos fazer o nosso melhor como a comida que a gente faz em casa”, conta o pastor Outeiro.


No Restaurante Popular do Capanema, a Igreja Presbiteriana da Silva Jardim serve refeições no jantar (a partir das 18h30) e, no espaço da Matriz, marmita da tarde (às 16h).


Na última terça-feira (4/5), o desempregado Osires Junior Reis, 39 anos, foi uma das pessoas que receberam as marmitas distribuídas pela Igreja Presbiteriana no Mesa Solidária do Restaurante Popular do Capanema. Há mais de um ano ele procura emprego e, sem condições para pagar uma refeição, frequenta todas as noites os espaços do programa da Prefeitura.


“Ter um amparo como esse é sempre bem-vindo. Muitas pessoas que vêm aqui estão passando fome, então é uma ajuda essencial”, reconhece Osires.


O Mesa Solidária foi lançado em 2019 e é uma ação conjunta de vários órgãos do município, como Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), Fundação de Ação Social (FAS) e Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, que cedem espaços públicos limpos e confortáveis, com 40 entidades, entre instituições religiosas, organizações não-governamentais (ONGs) e movimentos de apoio às pessoas em situação de rua, que adquirem, preparam e servem os alimentos.


Fonte: Prefeitura Municipal de Curitiba

1 visualização0 comentário