• Assessoria de Comunicação

Faça da sua casa um lugar aconchegante para o seu gato


-

Dicas para a segurança do gato no interior da casa


Os gatos, especialmente os gatinhos, são curiosos por natureza e investigam os objetos tocando-os, cheirando-os e saboreando-os. Ao trazer um novo gato para sua casa, ele ficará curioso sobre tudo e, ao contrário de nós, não será capaz de diferenciar entre o que é perigoso e o que não é. Se você não tiver certeza de como preparar sua casa à prova de gatos, use nossa lista de sugestões para manter seu animal fora de perigo!

-


Gatinhos: prepare a sua casa à prova de gatos


Quando você levar seu novo gato ou gatinho para casa pela primeira vez, mantenha todas as janelas e portas fechadas até que ele esteja totalmente adaptado, verifique se ele tem todas as vacinas e se está castrado.


Verifique se todas as lixeiras da cozinha e do banheiro tenham tampas à prova de garras e nunca deixe sacos de lixo onde possam ser atacados!


Salve qualquer enfeite frágil, pois não vai durar muito tempo com um gatinho curioso em cena.


Lembre-se sempre de fechar as portas do forno, geladeira, microondas, máquina de lavar louça, secadora e máquina de lavar. Coloque notas nas portas desses dispositivos para lembrar as pessoas de verificar o interior em busca dos gatos exploradores antes de usá-los. Para os pequenos gatinhos pode parecer irresistível uma secadora quente ou uma lavadora brilhante!


Mantenha os tampas dos sanitários abaixados para evitar que o seu gatinho caia dentro ou beba deles (ou até mesmo tente usá-lo!). Você pode ter que deixar uma nota para lembrar os visitantes ou colegas de esquecidos.


Esconda todos os cabos elétricos pendurados atrás da mobília. Na maioria das lojas de hardware, você pode comprar protetores de cabos grossos: eles são colocados ao redor dos cabos e os protegem contra mordidas.


Mantenha os sacos plásticos em um local seguro, pois eles podem ser um perigo real se eles os mastigam, engolem ou se escondem dentro deles.


Velas acesas, incensos ou queimadores de óleo só causam problemas - flamas e gatos peludos não se dão muito bem. Se você fizer uma fogueira, certifique-se de que alguém esteja vigiando.


Encurte as cordas de persianas e cortinas e mantenha-as fora do alcance de suas garras.

Mantenha a bancada da cozinha limpa e elimine os restos de comida rapidamente. Os ossos de galinha são frequentemente tentadores para gatos, mas podem ser muito perigosos, pois podem lascar durante a mastigação. Os cordões utilizados para amarrar carnes também são algo irresistível como um petisco ou brinquedo, mas podem causar sérios problemas de saúde se ingeridos.


Os gatos gostam de escalar, por isso, se você quiser proteger seus móveis, os arranhadores serão muito úteis, especialmente aqueles que contêm uma plataforma elevada onde eles podem dormir ou se esconder sem serem incomodados.


Verifique a seguinte lista de substâncias perigosas e guarde-as com segurança para que não causem danos. Instale travas para crianças ao nível do solo em armários de cozinha, pois os gatinhos curiosos têm muita habilidade para abrir portas.

-


Substâncias perigosas que devem ser evitadas


Infelizmente, muitos itens domésticos comuns são altamente tóxicos para gatos, mesmo em pequenas quantidades. Para manter seu gato seguro, evite usar o seguinte:

Produtos de limpeza e higiene, como cloro ou produtos contendo fenóis (por exemplo, desinfetantes que deixam água turva).


Medicamentos para humanos (como aspirina, paracetamol ou ibuprofeno).


Produtos para o automóvel, como líquido anticongelante.


Produtos de beleza ou decoração, como tinturas para cabelo, terebintina e removedor de esmalte.


Veneno para ratos ou camundongos: estes produtos, especialmente, não devem ser usados de forma alguma, já que seu gato pode ficar seriamente doente se a presa envenenada for comida. Se você tiver que usá-los, coloque-os em algum lugar onde seu gato não possa alcançá-los.