• Assessoria de Comunicação

Entenda porque os consumidores estão dispostos a pagar mais por produtos ambientalmente sustentáveis

A preocupação da sociedade com os impactos ambientais gerados pelas ações humanas não é novidade para as empresas. Além da criação de leis e normas que exigem delas maior responsabilidade ambiental, outro modo pelo qual a urgência de se olhar para essa questão aparece é através do consumo.



As pessoas estão utilizando cada vez mais seu poder de compra de forma consciente, dando prioridade para produtos sustentáveis e marcas comprometidas com causas do seu interesse. Esse comportamento é apontado dentre as principais tendências globais de consumo para 2019 pela pesquisa Euromonitor.


Os comportamentos e preferências apontados por essa pesquisa ajudam empresários de todo mundo a se preparar para o mercado contemporâneo e, nesse texto, explicaremos melhor o que faz com que consumidores estejam dispostos a pagar um pouco mais por produtos ecologicamente corretos e recicláveis.


Uma questão de autoafirmação

A pesquisa Euromonitor afirma que suas tendências demonstram a busca dos consumidores pela retomada do controle e pela autoafirmação em um cenário incerto e tumultuado. Em se tratando de questões ambientais, desastres ecológicos, mudanças climáticas, extinção de espécies e vários outros fatores compõem esse quadro de incerteza quanto ao futuro do mundo e de necessidade de se fazer algo no presente.


O consumo consciente é uma forma pela qual as pessoas podem agir para fazer sua parte. Seja comprando produtos veganos, que não testam ou utilizam material de origem animal, ou optando por marcas e produtos com uma proposta de redução no uso de plástico, por exemplo.


O consumidor entende o poder que suas decisões de compra quando o assunto é cuidar do meio ambiente e escolhe marcas e empresas cujas ações se alinham com seus valores e suas expectativas para além da aquisição de um produto, mesmo que elas lhe custem um pouco mais.


Maior simplicidade e dinamicidade

Apesar de ser uma grande preocupação do consumidor atual, a questão ambiental é apenas uma das diversas questões que passam pela mente das pessoas no dia-a-dia. A rotina atarefada e a vontade de se dedicar aos hobbies e à vida social fazem com que as pessoas estejam muito menos dispostas a lidarem com processos burocráticos e complexos.


Com a falta de tempo, cuidados como dar a destinação correta para o lixo podem parecer complicados, tomando muito tempo da vida de quem decide fazê-los. Os dados levantados pela Euromonitor revelam, por exemplo, que os níveis de conhecimento dos consumidores e a falta de padronização das informações presentes nas embalagens dos produtos dificultam muito o reaproveitamento de materiais como o plástico.


Assim, produtos que se baseiam em propostas ecologicamente corretas que descomplicam a questão da destinação correta do lixo e da reciclagem para o consumidor ganham destaque no mercado. A preocupação com a questão ambiental aliada à demanda por simplicidade geram valor para as marcas que se alinham a esses princípios, justificando, para o consumidor, que se pague um pouco mais por elas.


Fonte: Recicla Club

1 visualização0 comentário
Acesso Rápido

E-mail: gabinetenoemiarocha@gmail.com
Contato: 41 9994-15007

Endereço: Barão do Rio Branco, 720. 4º andar.

         Acompanhe nosso mandato

© 2019 by Ascom Noemia Rocha.    Políticas de Privacidade