• Assessoria de Comunicação

Dicas para economizar água: preserve o meio ambiente

Acompanhamos na mídia a calamidade ocorrida pela escassez de água em diversos municípios do Brasil. Por isso, quais as dicas para economizar água?

- Recentemente na mídia foi possível acompanharmos a calamidade ocorrida pela escassez de água em diversos municípios do Brasil. Sabemos que o nosso país na realidade encontra-se entre as principais nações do mundo em fornecimento de água potável. Sabia que também estamos também entre os países com maior desperdício de água? Muitos cientistas de renome em âmbito mundial afirmam que estamos a beira de um colapso no meio ambiente, pois a natureza não suporta mais o excesso de CO², assim como outros gases de efeito estufa. Por isso, sabemos que o principal motivo para a escassez de água é este desequilíbrio. Mas o quê podemos fazer para não sofrermos tanto com essa escassez, seja pagando contas de eletricidade ou de água cada vez mais caras ou pela falta de água mesmo para beber, tomar banho, etc.? Pensando em uma solução como uma alternativa para se preparar em relação a essa escassez e também economizar não só água, mas também o seu dinheiro todo mês é que elaborei um estudo sobre dicas para economizar água. Que tal fazermos a nossa parte?

-

Principais Dicas para Economizar Água

Dica 1: Banho. Você sabia que o brasileiro gasta em média 137 litros de água em um banho de 15 minutos. Imagina a economia quando seu banho se reduzir para apenas 5 minutos? Imaginou o desperdício de água? Vamos fazer os cálculos? Você sabia que a quantidade total (banho, escovar os dentes, etc.) recomendada pela ONU é de 110 litros por dia?

- Dica 2: Escovar os dentes. Gasta-se 15 litros de água ao se escovar os dentes por 5 minutos com a torneira aberta. Por isso, que tal escovar os dentes com a bica fechada e somente abrir quanto estiver terminando?

- Dica 3: Lavar louça. Lavar louça com a torneira em meia volta durante 15 minutos gasta-se 110 litros de água. Já imaginou a economia de água se abrir e fechar nos momentos certos? - Dica 4: Jardim. Usar regador ao invés de mangueira. Opte por regar as plantas em horários menos quentes como na parte da noite ou de manhã bem cedo, pois poupará a saúde de sua planta. Além disso, já foi comprovado que regar plantas nos horários de pico de calor proporciona uma evaporação em torno de 30% maior. Então, seguindo estas dicas, diminuirá e muito o desperdício de água.

- Dica 5: Lavar calçada. A economia de água é enorme, se ao invés de lavar a calçada com a mangueira, simplesmente varrer. Gasta-se em 15 minutos cerca de 280 litros de água para se lavar a calçada. Evitar o uso desnecessário de água é praticar o consumo consciente.

- Dica 6: Lavar carros. Hoje se utilizam produtos de lavagem a seco ou até mesmo dosagem com balde para controlar o desperdício de água. As dicas para economizar água ao se lavar carros são inúmeras! Há também opções ecológicas para lavar o automóvel com a utilização de um único copo que se chama lavagem ecológica de veículos. Existem diversas alternativas econômicas e certamente o uso da mangueira não é a melhor opção. - Dica 7: Vazamento. Inspecione a tubulação ou a estrutura de sua residência pelo menos duas vezes ao mês para verificar se há vazamentos de água. Muitas vezes é possível verificar se isso está ocorrendo somente controlando o consumo pelo medidor de água.

- Dica 8: Coleta de Água. Já existem coletores de água da chuva para reduzir o consumo de água. Existem coletores que acumulam 200 litros de água. É uma boa economia de água, você não acha?

- Dica 9: Descarga. Verifique se há excesso de água sendo desperdiçada toda vez que apertar a descarga e lembre-se que parece algo talvez mínimo, mas a economia de água que poderá obter no final do mês é enorme e seu bolso também agradece!

- Dica 10: Torneiras. Você sabia que uma torneira mal fechada e pingando uma gota a cada 5 segundos gera um desperdício de água em média de 20 litros por dia?

- Dica 11: Piscina. Se você tiver uma piscina tente cobri-la pois estará evitando a evaporação de uns 35% da água. Pesquise técnicas para o controle da temperatura a fim de diminuir esse nível de evaporação.

Espero que estas dicas para economizar água acima sejam úteis para você. Se seguir a risca e evitar os desperdícios acima, tenho certeza que haverá uma redução considerável em valor no final do mês.


-

Devido a escassez a tendência é o preço da água subir também, por isso prepare-se desde já e coloque na prática desde agora estas dicas para economizar água. Faça um teste e analise este se houve redução em sua conta e qual o percentual.

Lembre-se esta é uma tarefa conjunta! O consumidor consciente deve ensinar isso tudo que aprendeu aos demais familiares para que juntos possam colocar estes conhecimentos em prática. Não vivemos isolados e sim em grupos. O restante da família é fundamental para o êxito de todo esse processo.

Uma sugestão é mostrar a todos o quanto se gasta de água todo mês e qual será a economia de água em dinheiro, se todos colaborarem. Multiplique este valor mensal por 12 meses e chegará a um valor anual bem alto e geralmente é um fator de mais impacto. Por exemplo: uma economia de água de $ 20,00 por mês se multiplicar por 12 resultará em R$ 240,00 por ano!


Fonte: Administradores

9 visualizações
Acesso Rápido

E-mail: gabinetenoemiarocha@gmail.com
Contato: 41 9994-15007

Endereço: Barão do Rio Branco, 720. 4º andar.

         Acompanhe nosso mandato

© 2019 by Ascom Noemia Rocha.    Políticas de Privacidade