• Assessoria de Comunicação

Dicas de como limpar patas de cachorro após passeio



Passear com o pet é necessário para que ele se distraia, gaste energia, mantenha um bom condicionamento físico e seja mais feliz. No entanto, na volta para casa, é preciso ter cuidado para limpar patas de cachorro corretamente. Você sabia que alguns produtos não podem ser usados? Veja dicas de como proceder!


Antes de saber como limpar patas de cachorro é preciso ficar atento ao tipo de produto que você vai usar. Lembre-se de que o que resseca ou agride a sua pele, também vai fazer mal para o seu peludo. Você vai lavar as mãos usando água sanitária? Claro que não, não é!? O mesmo não pode ser feito com o pet.


É preciso ter muito cuidado! Embora a água sanitária seja indicada para a limpeza doméstica, ela deve ser usada para pisos, banheiros e azulejos, mas nunca na pele do animal. Por isso, na hora que você for lavar o chão com hipoclorito, deixe o pet longe do ambiente.


Isso vale também para os demais produtos de limpeza de casa. Nenhum deles deve ser usado como limpador de patas de cachorro.


Produtos para ambiente não devem ser usados para limpar patas de cachorro

O que é para ambiente, deve ser usado apenas no piso, na mesa, entre outros. Caso contrário, além do pet poder desenvolver uma dermatite, você poderá intoxicá-lo. Afinal, ele vai lamber os pezinhos e poderá ingerir esses produtos tóxicos. Nesse caso, ele poderá apresentar sinais como:


  • Vômito;

  • Lesão na língua;

  • Apatia;

  • Coriza,

  • Secreção ocular.

Além disso, mesmo que o pet não lamba o produto, apenas o uso pode causar problemas na pele. O coxim resseca, fica vermelho e até com feridas. Em casos mais graves, o pet pode ter infecção bacteriana secundária e, devido ao desconforto, passar a mancar ou a evitar caminhar.


Descubra a melhor opção para limpar patas de cachorro


Quando chega da rua, você corre para lavar suas mãos com água e sabonete, não é mesmo? O mesmo vale para o seu peludo. O melhor produto para limpar patas de cachorro é o sabonete para cães ou até o xampu para pets.


Como limpar patas de cachorro


Agora que você sabe o que usar, é hora de aprender como limpar patas do cachorro. Primeiramente, use água morna para umedecer o coxim e passe o sabonete ou xampu para cães, esfregando por 20 segundos. Depois disso, enxágue bem, ainda com água morna.


Tenha certeza de que não ficou nenhum resíduo nos pezinhos do animal. Depois, seque bem usando uma toalha seca e limpa.


Prefira toalha para secar as patas do cachorro


Muitos tutores usam o secador para finalizar a limpeza das patas de cachorro, mas isso não é preciso. Se você mantém a tosa higiênica do animal em dia, facilmente vai conseguir secar os pezinhos dele com a toalha.

O uso do secador, diariamente, pode agredir a pele. Sem contar que alguns animais não gostam do barulho e acabam ficando estressados. Por isso, é melhor evitar.


Banho seco é uma opção de produto para limpar patas de cachorro


Está muito frio e você não quer limpar patas de cachorro com água? Realmente, no inverno muitos tutores preferem evitar que o peludo se molhe. Nesse caso, uma alternativa é optar por um produto para banho seco apropriado para o pet. Esses itens conseguem eliminar bactérias e, alguns deles, também acabam com fungos.


Alternativas na hora de limpar patas de cachorro


Além de lavar ou usar o produto para banho seco, há alguns produtos veterinários que podem ser usados para essa higienização. Eles são feitos especificamente para higienizar as patas e são vendidos em formato de spray.

Eles também podem ser usados para limpar a coleira e a guia do pet. O mais interessante é que alguns, além da higienização, fazem a hidratação da pele do animal. A eficiência varia muito, de acordo com o produto em spray escolhido. Alguns eliminam até vírus, além de bactérias e fungos.


Por fim, existem também os lenços umedecidos específicos para cães, que ajudam a tirar as sujeiras dos pelos e patinhas do pet, sem precisar lavá-los! Seja qual for a sua opção, saiba que álcool gel nunca deve ser usado! O seu animal poderá desenvolver dermatite, pois o produto é muito agressivo para a pele dele.


Fonte: Seres.vet

12 visualizações0 comentário