• Assessoria de Comunicação

Dica da Noemia - Como tirar manchas de roupas

Assim como pagar boletos, cuidar das plantas e aprender a fazer feijão, descobrir como tirar manchas de roupas é uma tarefa inevitável quando se atinge a idade adulta.

Mais do que remover vinho, café, chocolate, tinta ou maquiagens das peças, é necessário entender como fazer isso sem manchá-las ainda mais.


  • Sangue

Se a mancha está fresca, uma simples lavagem com água e sabão já é suficiente. Caso ela persista, deixe a peça de molho por alguns minutos em um recipiente com água com gás.

Para sujeiras que já secaram, uma Aspirina amassada e misturada em água, uma porção de água oxigenada 10 volumes ou de vinagre branco dão conta do recado. Caso nenhum dos métodos deem certo, coloque um pouco de sal sobre a mancha úmida e esfregue.

  • Gordura ou graxa

O quanto antes, polvilhe talco ou amido de milho sobre a gordura e deixe em repouso por 24 horas. No dia seguinte, lave a mancha com água quente e detergente, e prossiga a lavagem normalmente.

Se a sujeira não sair, utilize uma escovinha embebida em benzina para esfregar a sujeira, evitando ao máximo o contato com a pele.

No caso da graxa, esfregue um pouco de manteiga na região, para deixá-la mais fresca e mole, e siga as instruções mencionadas acima.

  • Café ou chá

Assim que cair café na sua roupa, lave a região afetada com água bem quente, para dissolver o pó. Caso a mancha esteja em um lugar de difícil acesso para ser esfregada, use um cubo de gelo e agilizará esse processo.

Manchas secas são mais chatas de serem removidas, mas não impossíveis. Umedeça o tecido com água quente e coloque uma colher de café de bicarbonato de sódio sobre a sujeira. Após alguns minutos, lave a peça normalmente.

  • Suor ou desodorante

Para manchas de suor ou de desodorante, as receitas não mudam! Misture duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio a uma de limão, acrescentando mais ou menos líquido até formar uma pasta.

Com uma escovinha, esfregue a mistura nas áreas com manchas e deixe agir por uma hora. Depois, mantenha a roupa em uma bacia com água norma e sabão de coco por 1h30 e lave normalmente.

Se a sujeira permanecer no tecido, repita o processo e substitua a última etapa por uma lavagem da peça em uma bacia com três colheres de vinagre branco diluídas em um litro de água morna.

  • Caneta ou canetinha

Um simples pedaço de algodão embebido em álcool é suficiente para remover manchas de caneta. Quando a tinta estiver úmida, utilize um pedaço de papel toalha para absorvê-la.

Caso a sujeira não saia, coloque uma folha de papel por baixo do tecido, aplique leite quente sobre a mancha e posicione outra folha sobre ela, repetindo esse processo do “sanduíche” quantas vezes forem necessárias.










Continue lendo em Catraca Livre

37 visualizações
Acesso Rápido

E-mail: gabinetenoemiarocha@gmail.com
Contato: 41 9994-15007

Endereço: Barão do Rio Branco, 720. 4º andar.

         Acompanhe nosso mandato

© 2019 by Ascom Noemia Rocha.    Políticas de Privacidade