• Assessoria de Comunicação

Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas traz reflexão sobre problema social

O dia de hoje, 26 de junho, é marcado pelo Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de trazer uma reflexão sobre tema e debater formas de combate deste grande problema social. Dados do 3° Levantamento Nacional sobre o Uso de Drogas pela População Brasileira revelam que 7,7% dos brasileiros, de 12 a 65 anos, já consumiram drogas ilícitas ao menos uma vez na vida, sendo a maconha a mais consumida, seguida da cocaína em pó.

Nesta quinta-feira (25), foi divulgado o Relatório Mundial sobre Drogas 2020 destacando os impactos da Covid-19 sobre o mercado das drogas e o consumo da população. Com a escassez das drogas nas ruas, pelo fechamento das fronteiras e demais restrições, houve um aumento dos preços e à redução da pureza. Por outro lado, com o aumento do desemprego e redução de oportunidades, em especial entre os mais pobres, existe uma vulnerabilidade maior ao uso, tráfico e cultivo.

Ainda segundo o estudo, cerca de 269 milhões de pessoas usaram drogas no mundo em 2018, 30% a mais do que no ano passado, sendo que 35 milhões sofrem de transtornos associados ao uso de drogas. Por isso, a importância de políticas públicas focadas nesta questão.

Em Curitiba, uma lei de autoria da vereadora Noemia Rocha (MDB), obriga as instituições que prestam serviços de saúde a informarem a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) sobre atendimentos a gestantes usuárias de drogas, uma outra grande questão que precisa ser controlada.





0 visualização
Acesso Rápido

E-mail: gabinetenoemiarocha@gmail.com
Contato: 41 9994-15007

Endereço: Barão do Rio Branco, 720. 4º andar.

         Acompanhe nosso mandato

© 2019 by Ascom Noemia Rocha.    Políticas de Privacidade