• Assessoria de Comunicação

Dia de Combate ao Estresse - 23 de setembro

23 de setembro Dia Mundial de Combate ao Estresse, movimento faz parte do Setembro Amarelo.


Quando uma pessoa se encontra num estado de esgotamento físico ou emocional, provocado por uma resposta do próprio organismo a agentes variados (tensão, cansaço; trauma; doença etc.), dizemos que ela está sob estresse.


O ritmo de vida e trabalho frenético ditado pela contemporaneidade colabora bastante para que as pessoas fiquem estressadas. Infelizmente, todos nós estamos sujeitos a passar por uma situação como essa. E precisamos ficar atentos para sintomas provocados por ele, tais como: impaciência, queda de cabelo, dor de cabeça, tontura etc.


Pare e respire. É hora de mudar!


Se você estiver se sentindo sob pressão e seu corpo começar a reagir de forma negativa às situações que você vive é hora de repensar seu estilo e vida e começar a mudar. E para que não se sinta sozinho, nós reunimos algumas dicas para ajudar você a combater o estresse.


1ª Observe seus sentimentos:

Pare e tente ter uma percepção de tudo o que está te incomodando. Esses sentimentos realmente pertencem a você? Muitas vezes culpamos alguém ou uma situação por algo que nos deixa incomodados. Entretanto, esse sentimento pode ser uma resposta a algo que está dentro de nós mesmos. Por isso, precisamos dissociar o objeto de incômodo à nossa irritabilidade ou fragilidade e começar a reagir a ele de outra maneira. Afinal, esse sentimento não faz parte de você, ele é apenas passageiro.

Você não é assim, você está assim.


2ª Técnica de respiração:

Tire o foco de seu pensamento ou sentimento. Observe sua respiração. Puxe o ar, bem profundamente, pelo seu nariz. Solte o ar pelo próprio nariz. Foque sua concentração no movimento dos músculos respiratórios, expandindo e soltando seu pulmão. A oxigenação gerada vai melhorar a oxigenação do seu cérebro, acalmando seus pensamentos. Além de baixar o nível de hormônios estressores como o cortisol (responsável por te deixar mais agitado, confuso e irritado).


Concentre-se nessa técnica: respire e inspire!


3ª Treine os lados de seu cérebro:

Procure treinar ambos os lados de seu cérebro e fazer com que eles trabalhem conectados. Um bom jeito de treiná-lo é pegar uma folha de papel em branco e duas canetas, segurando uma em cada mão. Use-as ao mesmo tempo para criar um desenho. Essa conexão é importante porque enquanto o lado esquerdo do cérebro trabalha com a razão, o lado direito trabalha com a intuição e a criatividade. Quanto mais essas duas balanças da sua mente estiverem conectadas, maiores as chances de você conseguir sair de situação estressantes e buscar o equilíbrio para sua vida pessoal e profissional.


Busque o equilíbrio, conecte seu cérebro.


Depois de ler esse texto, você conseguiu repensar o seu estilo de vida? Reconheceu-se em alguma situação de estresse? Esperamos que essas dicas possam ajudar você a passar por mais esse desafio. Depois, conte-nos como conseguiu superar um episódio estressante.

Lembre-se: você não está sozinho!


Fonte: Cito Center

5 visualizações0 comentário