• Assessoria de Comunicação

Decoração do banheiro pode ajudar no combate à ansiedade

A pandemia trouxe mudanças drásticas na vida das pessoas, o que desencadeou um quadro de ansiedade em muita gente. Segundo uma pesquisa feita pela Fiocruz, com a Universidade Federal de Minas Gerais e a Universidade Estadual de Campinas, 54% dos brasileiros se sentiram ansiosos ou nervosos por conta do isolamento social e 40% se sentiram tristes. E para aliviar toda essa tensão, uma alternativa pode ser um banho quente e relaxante — é o que mostra outra pesquisa, desta vez realizada pela Universidade de Freiburg, na Alemanha. O levantamento aponta que o banho quente é um recurso para auxiliar no tratamento de ansiedade, isso porque o aumento da temperatura corporal é capaz de reajustar o ciclo biológico em pessoas com a doença e aliviar sintomas, como o estresse e a insônia.


Mas, além do banho, trazer a sensação de conforto e bem-estar para todo o cômodo, pode deixar o momento ainda mais tranquilo e relaxante. O técnico da Ideia Glass, marca especializada em kits de ferragens de box de banho e portas de divisórias, Érico Miguel, lista 5 pontos que podem ajudar na construção deste ambiente!


Cores

As cores são capazes de melhorar sentimentos e humores, por isso, aplicar a cromoterapia no banheiro, prática que utiliza a luz de diferentes tonalidades para conquistar melhora no bem estar físico e mental, pode deixar o banho mais tranquilo. Além das luzes, a cromoterapia pode envolver a utilização das cores em ferragens, texturas e objetos de decoração. “É possível aplicar as cores nas ferragens do box de banho, por exemplo. O uso de tonalidades na área de banho pode deixar o momento mais atrativo e relaxante”, aponta Érico.


A cor dourada, por exemplo, ao refletir a luz do ambiente, consegue criar uma sensação de tranquilidade, além de ser capaz de melhorar o humor. Érico conta que a tonalidade pode ser usada em roldanas coloridas e em outros metais presentes na decoração de banheiro, como puxadores, suporte de toalhas e outras peças que compõem a decoração do local.

Iluminação

A iluminação é um item imprescindível para conseguir um clima aconchegante e confortável no banheiro. Mas é preciso ficar atento na tonalidade escolhida para alcançar o objetivo. A luz mais amarela, por exemplo, oferece uma sensação aconchegante, já a branca suaviza o cômodo, mas não remete tanto à tranquilidade.


A intensidade da luz também faz diferença. “Uma dica é na hora do banho deixar apenas uma luz mais fraca acesa, como aquelas que ficam em cima do espelho da pia”, indica Érico.


Já para quem não possui muita iluminação no banheiro, uma boa saída é contar com luminárias. “Na hora do banho, procure apagar as luzes do ambiente e deixar apenas a luminária acesa, que pode ser com uma luz colorida para intensificar o relaxamento”, recomenda.



Aroma

Quem não gosta de entrar em um ambiente com um cheiro agradável, não é mesmo? Mas muito além da sensação de limpeza, os aromas, aplicados na prática de aromaterapia, podem ajudar a combater a insônia, estresse e ansiedade.


Para um banho relaxante, ter sabonetes e difusores aromatizados com essências, é uma boa alternativa. “São opções que também podem contribuir para a decoração do ambiente”, comenta o profissional.




Velas

As velas são capazes de deixar os ambientes com um clima gostoso e com sensação de bem-estar e podem ser uma ótima opção para um banho tranquilizante. Com várias opções de velas com cores, aromas e formatos diferentes, o ideal é buscar a que mais combina com o local e com o estado de espírito de cada um.







Música

Uma boa música por si só já possui o poder de relaxar as pessoas e na hora do banho ela consegue deixar o momento ainda mais agradável. Para isso, é legal optar por um gênero de música mais calmo ou até mesmo playlists próprias para um momento de bem estar, como com sons de natureza ou instrumentais.

“Para a área de banho, um produto legal que pode contribuir com o décor do espaço é as caixas de som próprias para espaços molhados”, indica Érico.


Fonte: casa.com.br

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo