• Assessoria de Comunicação

Decoração clean: como criar ambientes leves, elegantes e funcionais

A decoração clean tem sido um estilo cada vez mais usado por pessoas que prezam pela praticidade sem abrir mão da beleza. O estilo é sofisticado e elegante, prezando pelo minimalismo em cores e objetos.



Esse tipo de décor é ideal para ambientes pequenos, porque dá a sensação de amplitude. Além disso, como preza pelo espaço aberto, aposta em móveis e objetos funcionais, que facilitam a arrumação no dia a dia.


Veja como criar a sua decoração clean no seu imóvel novo.


-------


Principais características do estilo clean

Clean, em inglês, significa “limpo” – e é justamente essa a sensação que se tem em um ambiente nesse estilo. Para dar essa impressão de “limpeza”, a decoração aposta em uma paleta de cores homogênea e discreta.


Os exageros, por sua vez, não são bem-vindos na decoração clean. A mobília inclui apenas o que é essencial. A limpeza se expressa também no design de linhas puras e de ângulos retos, com pouco ou nenhum detalhe e sem adereços.


-------


Como aplicar a decoração clean no seu apartamento

Preza pela casa sempre arrumada e mais tempo para curtir a vida? A decoração clean é perfeita, por exemplo, para casais jovens. No entanto, como torna a arrumação bem prática, ela também se encaixa bem no perfil de pessoas solteiras ou com filhos. Nesse último caso, a dica é caprichar nos móveis funcionais.


-------


Cores neutras: mais espaço e luz

A decoração clean utiliza cores neutras, como branco, gelo, cinza, preto, marrom e bege. Pequenos pontos de cor podem ser utilizados em objetos e acessórios, como quadros, almofadas, cerâmicas e até cadeiras. No entanto, mesmo essas cores pontuais geralmente são tonalidades pastéis.


A ideia é que as cores criem a sensação de amplitude nos ambientes, mas também inspirem calma e tranquilidade.


Para quem gosta de detalhe e não quer se ater apenas ao tecidos lisos, a decoração clean admite listras finas, estampas florais, folhas e pinturas opacas.


-------


Iluminação: ponto forte da decoração clean

A iluminação é um ponto muito importante na decoração clean – principalmente a natural. Os tons claros, também no piso e nas paredes, ajudam a trazer a luz do sol para dentro de casa, criando um ambiente mais saudável.


Janelas grandes e de vidros fartos também ajudam a compor o estilo, geralmente sem acessórios. Apenas as cortinas bem leves, como as de voil, ou as persianas brancas. são bem-vindas.


À noite, se preferir, opte por lâmpadas embutidas e luminárias de design para dar um contraponto. Pendentes são bastante utilizados, mas sem excesso, apenas de forma pontual.


-------