• Assessoria de Comunicação

Cuidados com o cabelo: guia completo para mantê-lo bonito e saudável

-

-

Sabemos que você deseja ter aquelas madeixas lindas e de fazer inveja. Afinal, isso é o que todas nós queremos, não é? Porém, você tem tido os devidos cuidados com o cabelo? Muitas mulheres acham que só quem tem muito dinheiro tem a chance de ser uma Pocahontas ou uma Rapunzel ou de ter aqueles cachos poderosos dignos de capa de revista. Bem, elas estão enganadas!


É possível manter as madeixas saudáveis e lindas adotando pequenos hábitos e sem a necessidade de muito investimento financeiro. Isso inclui a forma de lavá-las, penteá-las e secá-las. No entanto, você também precisará incluir uma boa alimentação, tratamentos capilares caseiros e produtos de qualidade com bom custo-benefício.


Para ajudá-la a seguir esses passos, preparamos este post com dicas muito fáceis. Continue a leitura e descubra alguns segredos das beldades!


-


Lave os cabelos de forma correta


Você sabia que existe uma forma ideal de lavar os fios? O shampoo é colocado somente no couro cabeludo e é apenas nessa parte em que ele será massageado. Por isso, evite esfregá-lo no comprimento, já que essa prática tende a causar quebras e enfraquecimento. Além disso, não coloque muito produto, pois ele pode retirar o óleo natural dos fios.


O condicionador servirá para fechar as cutículas e dar hidratação. Escolha um apropriado ao seu tipo de cabelo, para que os resultados sejam melhores. Separe mechas e passe ao longo delas, deixando uma distância de 4 dedos da raiz.


Mesmo que suas madeixas sejam volumosas e ressecadas, tente não ficar mais que 3 dias sem lavá-las, para que você não acumule fungos e bactérias na cabeça. Quanto à temperatura, prefira água morna, pois aquela muito quente danifica os fios.


-


Tenha cuidado ao secar os fios


Ao secar com a toalha, escolha uma de tecido macio. Além disso, assim como na lavagem, não esfregue o cabelo. Se não tiver uma toalha macia, um truque é usar uma camiseta velha, principalmente se suas madeixas forem encaracoladas ou crespas, já que elas têm mais chances de se fragilizarem.


Deixar os fios secando ao natural é sempre a melhor alternativa. Assim, evite a tentação de usar o secador de cabelo todos os dias. Porém, caso resolva utilizá-lo, tenha um protetor térmico, que pode ser em forma de óleo ou leave-in. Passe-o nas mechas antes, para ajudar a reduzir os danos. Para cabelos cacheados e crespos, a dica é usar um difusor. Como ele proporciona a secagem de modo uniforme, fica mais fácil manter a forma bonita dos cachos.


Além disso, prefira lavar os cabelos durante o dia, para não dormir com eles molhados.


-


Invista em tratamentos capilares


Você não precisa ir ao salão e gastar rios de dinheiro para manter seus fios bem tratados. Hoje em dia, existem muitas máscaras de tratamento ótimas, com um preço bom e que podem ser usadas em casa mesmo, para auxiliar nos cuidados com o cabelo.


Escolha uma que atenda às suas necessidades. Por exemplo, fios com química pedirão produtos com propriedades reparadoras. Já os enfraquecidos precisarão de um que dê mais força.


Assim, após o shampoo, retire o excesso de água e passe a máscara mecha por mecha. Deixe por 15 minutos, antes de retirá-la. Faça esse processo, no mínimo, de 15 em 15 dias.


Se o cabelo estiver muito maltratado, invista em um cronograma capilar. Ele consiste em alternar os tipos de máscaras, pois cada uma tem um objetivo diferente. A máscara de hidratação visa a repor a água perdida. A máscara de nutrição repõe lipídeos e outros nutrientes do córtex. A máscara de reconstrução devolve proteínas e aminoácidos. Não há regra na hora de montar esse cronograma, mas uma dica é fazer cada um dos tratamentos de 3 em 3 dias.


-


Corte o