• Assessoria de Comunicação

Cuidados com a pele que são essenciais na gestação



Durante a gravidez, todas as mudanças metabólicas que ocorrem dentro do corpo da mãe também se refletem externamente. De alterações hormonais a alterações no nível imunológico, endócrino ou vascular.


A pele é particularmente suscetível a essas alterações, por isso as mães grávidas costumam apresentar alterações e distúrbios na epiderme, que perduram durante todo o período de gestação, e que resultam em manchas ou melasmas, vasinhos, acne ou estrias.


Para evitar que todas essas alterações causem danos irreparáveis à pele, é importante cuidar bem dela durante os nove meses. Confira aqui neste artigo quais os cuidados com a pele que são essenciais na gestação!


Cuidados essenciais com a pele durante a gravidez


Sabe aquela pele linda que presenciamos nas fotos do ensaio gestante? Momento em que parece estar tudo perfeito? A verdade é que por trás dos filtros e efeitos das fotos, a pele da mulher está sofrendo com diversas alterações a cada fase, e, para ter uma pele bonita durante e após a gestação, é necessário uma série de cuidados.


Confira como cuidar da sua pele e deixá-la com uma aparência incrível, durante e após a gestação:


Mantenha uma dieta adequada

Essa é uma das recomendações mais importantes, pois, desde o início, a alimentação adequada evita o ganho excessivo de peso durante a gravidez e, portanto, o corpo não sujeita a pele a grandes perdas de elasticidade que causam estrias e flacidez.


Uma dieta rica em frutas e vegetais, além de beber muita água, manterá a pele bem hidratada por dentro, enquanto o consumo de proteínas, como carne, peixe ou frango, três ou quatro vezes por semana, estimulará a produção de novas fibras musculares, evitando o aparecimento de flacidez pós-parto.


Também é recomendado o uso diário de cremes com efeito hidratante

Os cremes hidratantes ajudam a cuidar da pele por fora, oferecendo uma camada extra de hidratação que a mesma precisa. O ideal é aplicar cremes com efeito hidratante que sejam anti-estrias e anti-celulite.


Peelings faciais mecânicos e não químicos

Os peelings faciais mecânicos e não químicos, são uma boa esfoliação que liberta a pele de impurezas e células mortas, deixando-a limpa, lisa e elástica. Eles podem ser usados para manter a pele facial em boas condições durante os nove meses de gestação.


Massagem Linfática Manual

A massagem linfática manual também auxilia na qualidade da pele, mantendo a fluidez da circulação linfática, produzindo um efeito sedativo no sistema nervoso e nos músculos. Esta massagem é especialmente útil para alguns dos distúrbios mais comuns nas mães grávidas, como acne, rosácea ou dermatites, além de ajudar na eliminação de fluidos e no controle da celulite.


Protetor solar

O protetor solar deve ser usado diariamente, mesmo no inverno, para evitar alterações na pigmentação e prevenir o fotoenvelhecimento, principalmente, durante a gravidez, quando a pele está mais sensível.


Exercícios físicos

Os exercícios físicos são liberados para grávidas, desde que sejam atividades realizadas em ritmo moderado, nada intenso demais. Caso não tenha o costume de se exercitar, apenas simples caminhadas de 30 minutos, três vezes por semana, já ajudam a melhorar não apenas a qualidade da pele e livrar das celulites, mas melhora a circulação, fortalece o sistema respiratório, entre outros benefícios.


Consulte seu médico para saber quais as recomendações de acordo com o seu caso.


Seguindo estas dicas, você terá uma pele lisinha, mais nutrida e com aparência mais suave como desejado. Além disso, evita o surgimento de estrias e celulites!


Fonte: Blog Mulher Diva

8 visualizações0 comentário