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Conheça 6 exercícios que podem melhorar a postura corporal

Uma postura incorreta vai muito além da aparência física. Ela está diretamente ligada a problemas de saúde, como dores na região lombar, nas costas e no pescoço, fadiga e até mesmo hérnia de disco. Pode ser causada tanto por fatores genéticos quanto pelo descuido diário. Entretanto, existem alguns exercícios capazes de melhorar a postura corporal para promover a qualidade de vida e o bem-estar.



Vale lembrar que a boa postura elimina as famosas dores nas costas, melhora a digestão — porque descomprime o intestino —, ajuda a oxigenar melhor o corpo e diminui o risco de lesões na coluna. As atividades físicas são grandes aliadas e os resultados de uma vida ativa e saudável podem ser percebidos no dia a dia.


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Confira 6 exercícios que ajudam a melhorar a postura corporal e a tornar possível todos esses benefícios:


1. Yoga

Uma das atividades mais eficazes para melhorar a postura é, sem dúvidas, a prática de yoga. Essa modalidade é muito conhecida pelos alongamentos, posturas que prezam o equilíbrio, o alinhamento perfeito do corpo e as técnicas de respiração para ajudar a criar consciência corporal. Isso auxilia a prestar atenção no cotidiano — você pode corrigir a sua postura enquanto está sentado no carro, por exemplo.

É comum ficar tenso depois de muitas horas na mesma posição e acabar por retrair e enrijecer os músculos de forma involuntária. Por meio de exercícios de respiração e das posturas praticadas ao longo das aulas, é possível relaxar o corpo e aliviar tensões nos músculos e nas articulações.

Isso é bom para diminuir as dores nas costas e permitir o alinhamento do corpo com mais naturalidade. Além de melhorar a postura, a prática de yoga promove a flexibilidade, aprimora o alinhamento do corpo, reduz o estresse, alivia dores nas articulações e aumenta o equilíbrio do corpo.


2. Pilates

Com alguns princípios da yoga, o pilates também é uma ótima alternativa para quem quer melhorar a postura. O método faz uso de aparelhos para auxiliar o aluno a executar os movimentos da forma correta, sem lesionar ou exigir demais do corpo.

Pilates ajuda a trabalhar toda a estrutura corporal e a torná-la mais forte, equilibrada, flexível e capaz de realizar os exercícios de maneira natural e saudável. Ao trabalhar todos os membros, é possível melhorar a postura e o alinhamento dos pés, joelhos e pernas.

A tonificação de músculos também faz parte da lista de benefícios da prática de pilates. Ao fortalecer a região do diafragma, por exemplo, é possível dar mais espaço para os pulmões respirarem e, assim, aumentar a capacidade respiratória e oxigenar o corpo da melhor forma.



O fortalecimento dos músculos das costas oferece sustentação para a coluna e a deixa ereta. Dessa forma, evitam-se posturas incorretas que podem causar dores e desconfortos de curto e longo prazo.


3. Musculação

Movimentos que muitas vezes passam despercebidos e contribuem para uma postura ruim são executados da forma correta por meio da musculação. Para potencializar resultados, é preciso realizar todos os exercícios com precisão. Não deixe de prestar atenção ao alinhamento e, principalmente, à postura. Lembre-se de que isso vai além do tempo gasto na academia.

Ao se exercitar com frequência, o corpo passa a naturalizar alguns desses movimentos e os torna parte do cotidiano. Sentar com a coluna ereta, distribuir o peso do corpo de maneira equilibrada e atentar para a posição dos joelhos são apenas alguns exemplos de hábitos que se tornam comuns ao praticante da musculação.

Além disso, o uso de aparelhos para o ganho de força garante músculos e ossos capazes de sustentar o corpo. Para aqueles com problemas de postura anteriores, é possível montar fichas com sequências de exercícios próprios para corrigir essa situação. Afinal, a musculação é uma atividade física popular justamente porque garante dinamicidade e sequências personalizadas.

4. Ballet

Uma das características mais marcantes do ballet é a postura perfeita dos praticantes. Essa correção está associada não apenas à beleza das performances, mas à leveza dos movimentos e à força do corpo para executá-los com maestria.

Além disso, a postura correta é essencial para que os bailarinos previnam lesões e dores. Ela também está diretamente relacionada ao alinhamento admirável dos praticantes. Isso porque uma boa postura garante uma boa distribuição do peso do corpo e o alinhamento de todos os membros.

Para quem não gosta do tipo clássico, existem diferentes estilos como o ballet fitness, ballet flex, ballet fly e ballet pilates, por exemplo. São variadas linhas para atender a diversos gostos, mas todos com a garantia de uma postura melhor e saudável.

5. RPG

RPG significa Reeducação Postural Global e é uma modalidade oferecida cada vez mais por academias de todo o Brasil. Como o próprio nome já diz, esse exercício tem como objetivo revitalizar os músculos responsáveis pela postura e aprimorar seu funcionamento como se estivesse reeducando o corpo e, consequentemente, a postura.

Apesar de o foco estar na