• Assessoria de Comunicação

Comportamento felino: curiosidades sobre os gatos!

Que eles são muito fofos a gente sabe. Muito se fala também do seu comportamento independente, às vezes até associado a frieza. Quem tem gato em casa sabe que não é bem assim, já que eles possuem maneiras diferente de demonstrar seu carinho. Com alguns hábitos próprios e cheios de personalidade, saiba mais sobre o comportamento felino e algumas curiosidades sobre os gatos!



Pedido de carinho

Se os gatos pedirem por carinho de seus donos, é um sinal de confiança e que eles querem tornar a relação ainda mais próxima. Para selar esse contato com seu bichinho, faça carinho na cabeça dele. Isso porque quando um gato quer demonstrar amizade e confiança para outro, eles lambem ou esfregam o rosto no topo da cabeça do outro felino.


E se eles esfregam o rosto em você, é uma maneira de marcar território. “Meu humano!”

Gatos odeiam água?

Apesar de se difundir muito o desgosto de gatos com água, isso é extremamente relativo de animal para animal. Algumas raças, inclusive, como o Maine Coon ou os Van Turkish, normalmente adoram se molhar. Alguns chegam a se jogar no vaso sanitário para buscar se refrescar em dias mais quentes!

Caçar presas menores que eles

O instinto de caçador felino prevalece bastante vivo nos gatos mesmo domésticos. É comum que possam caçar outros animais no quintal e levá-los para dentro de casa.


Essa prática, diferente do que se pode imaginar, não é um presente para a família ou uma forma de levar alimento para seu tutor. É bem provável que o bichano faça isso na intenção de se alimentar do animal depois.

Manias felinas

Os gatos são animais que passam de 12h a 16h dormindo por dia. E quando estão acordados, a maior parte do tempo passam se lambendo na intenção de se limpar, pois os felinos são animais impecáveis em sua higiene.