• Assessoria de Comunicação

Como trabalhar home office? Como funciona, vantagens e dicas

Você sonha em trabalhar home office? Pois saiba que não está sozinho.


Segundo um estudo divulgado pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, o profissional médio aceitaria ganhar 8% menos se pudesse fazer as suas tarefas em casa.


Já a pesquisa Home Office Brasil 2018, divulgada pela Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades (Sobratt), revelou que 45% das empresas adotam o trabalho remoto, enquanto outras 15% consideram permitir esse formato.


Flexibilidade e equilíbrio entre a vida profissional e pessoal estão entre os principais motivos para quem busca pelo home office.


Mas essa modalidade também tem suas desvantagens, como a falta de concentração e dificuldade para estabelecer uma rotina produtiva.

Papel do Líder e da Gestão de Pessoas no Trabalho em Home Office Esteja capacitado para enfrentar novos desafios e obtenha melhores resultados para seus negócios com uma equipe de trabalho engajada a partir deste curso de extensão da FIA.


Por isso, se você está avaliando a possibilidade de trabalhar em casa, continue lendo este artigo.


Vamos falar sobre como o home office funciona, apontar seus prós e contras e trazer dicas para encontrar a vaga ideal para o seu perfil.


Se o tema é do seu interesse, acompanhe até o final!


O que é home office?

Home office é um termo emprestado do inglês, usado para descrever o trabalho realizado em casa.


Dependendo do contexto, o “escritório em casa” pode remeter não apenas à residência, como também ao trabalho executado em qualquer local fora da empresa.


Ou seja, home office pode significar trabalhar remotamente, ganhando um sentido mais amplo.


Como citamos acima, essa modalidade vem conquistando cada vez mais adeptos nos últimos anos, tanto entre as empresas quanto entre profissionais de diversos setores.


E não é à toa que isso acontece.

Trabalhar em casa é uma opção que reúne diversas vantagens, em especial para quem mora em uma das metrópoles brasileiras e, por isso, pode residir longe da empresa.


Aderindo ao home office, essas pessoas não precisam passar horas no transporte público ou ficarem presos no congestionamento das grandes avenidas, entre outros benefícios.


O que é trabalhar em home office?

Trabalhar em home office significa realizar as atividades profissionais fora da empresa, de maneira parcial ou integral.


Na modalidade parcial, o funcionário, empresário ou freelancer executa parte das tarefas dentro da organização, e outra parte remotamente.


Em geral, o trabalho remoto compreende três formatos:

  • Teletrabalho: realizado por funcionários contratados por uma organização

  • Empresário home based: aquele que abre uma empresa com sede na própria residência