• Assessoria de Comunicação

Como ter um bom relacionamento com seus colegas no trabalho?



Você tem um bom relacionamento no trabalho com seus colegas, líderes e equipe? Isso é importante para manter a harmonia no local de trabalho, criar amizades e principalmente, manter a saúde mental de todos em ótimo estado.


A maioria das pessoas passam a maior parte do dia no seu local de trabalho. Por isso, é fundamental termos respeito e uma boa relação para evitar brigas, intrigas e apresentar bom desempenho.


Quer saber como ter e manter um bom relacionamento com seus colegas de equipe? Então confira o artigo e saiba como fazer isso de forma eficaz!


Por que ter um bom relacionamento no trabalho é importante?

Como dito, a maioria das pessoas passam maior parte do seu dia no local de trabalho. Muitos permanecem trabalhando com os mesmos colegas e a mesma equipe por anos, e para ter um bom desempenho, a equipe precisa ter um bom relacionamento entre si.


Ninguém é obrigado a gostar de ninguém, mas o respeito e o bom relacionamento é essencial. Uma relação profissional precisa ser harmônica para garantir não só a saúde mental dos envolvidos, mas principalmente para garantir que o desempenho seja bom e o trabalho em equipe seja realizado de forma eficiente.


Assim, por mais que colegas possam ser amigos, o relacionamento profissional deve ser tratado de forma distinta de uma relação entre amigos ou familiares. Cada pessoa é diferente e devemos respeitá-las.


Isso significa que devemos dar nosso melhor e manter uma boa relação com os colegas, independente de opiniões, gostos e se concordamos ou não com o estilo de vida que cada um leva. Enquanto que entre amigos e familiares essas diferenças podem ser levadas em consideração, no trabalho isso deve ser deixado de lado.


Assim, uma equipe que não se relaciona bem não consegue trabalhar em conjunto e consequentemente, não traz resultados. Pior, causa desentendimentos, inimizades, desgastes e descontentamentos.


O que fazer para melhorar a convivência no trabalho?

A tolerância e o respeito devem ser duas qualidades presentes em todo ambiente laboral. Relacionamentos pessoais no trabalho podem ser mais difíceis de lidar, pois diferentemente de quando estamos com amigos, com os colegas não podemos expressar tudo o que pensamos e sentimos.


Dependendo do ambiente, essa relação pode ser mais difícil ainda, pois pode envolver competitividade e até rivalidade, o que prejudica qualquer pessoa que deseja manter-se em harmonia.


As pessoas abandonam seus empregos por diversos motivos, e o relacionamento com os colegas, quando não é bom, é um dos maiores. Isso porque não gostamos de ficar em ambientes que nos fazem mal e com pessoas que não nos querem ali.


Por isso, adotar certas “regras” para um bom relacionamento no trabalho é essencial para a boa convivência e para que o trabalho seja realizado da forma como deve ser. Confira agora dicas sobre como ter um bom relacionamento com as pessoas no emprego.


1. Evite fazer parte de panelinhas

Em empresas muito grandes, ter grupinhos de amigos separados pode ser comum. Assim, há pessoas que só se relacionam com algumas e outras que somente conversam com os integrantes da sua equipe.


O ideal é ser aberto, receptivo e conversar com os outros. Se você for fechado e andar somente com poucas pessoas, os outros vão entender que você é antipático e nojento.


Acredite, isso acaba manchando a sua imagem, mesmo você não sendo dessa maneira!


Caso aconteça uma troca de setor ou de cargo, os que achavam isso podem se fechar e fazer novas amizades pode ser difícil.


2. Cuidado com o que você fala

Você está no seu ambiente de trabalho com seus colegas de equipe. Isso é muito diferente de estar com amigos próximos e familiares, portanto, não fique falando da sua vida, dos seus programas pessoais e muito menos, de tudo o que você pensa e gosta!


Por mais que isso não deva ser utilizado contra você, muitas pessoas não conseguem ser imparciais. Portanto, guarde para si a maioria das suas opiniões.


O mesmo vale para críticas e até sobre seu trabalho. Da mesma forma que suas críticas possam ser mal interpretadas, o que você diz pode ser mal entendido e até distorcido por outros, podendo lhe prejudicar.


Para não se incomodar, siga a dica: fale o mínimo e somente o que for necessário. Se não foi perguntado, não é importante e trata-se de apenas uma visão sua, guarde para você. Assim, as chances de ter problemas serão poucas.


3. Cuide como você age

A maneira como você age pode fazer os outros não gostarem de você, mesmo que não seja nada demais. Relacionamento pessoais, principalmente no trabalho podem ser complexos. Pois as pessoas tendem a levar para o lado pessoal e interpretar o que quiser de acordo com seu humor no dia.


Assim, qualquer movimento brusco ou careta, por mais que não seja nada relacionado ao trabalho, pode ser mal visto e gerar fofocas. Algumas atitudes que geralmente são mal interpretadas são: resmungos, expressões de estresse, falta de paciência, levantar muito da mesa e outros.


Evite-as. Mesmo que tenham a ver com problemas pessoais, as pessoas não sabem e entendem que você não está confortável no local ou com a companhia delas.


4. Evite fofocas

Pode até ser óbvio dizer isso, mas fofocas, intrigas e pessoas falando mal das outras existem e sempre existirão em qualquer local de trabalho. Às vezes, a má fé e falta de bom senso pode ser tão grande que essas fofocas acabam se tornando difamação, podendo a empresa ser responsabilizada por isso.


Para evitar brigas, estresse ou até algo mais grave, evite ficar ouvindo fofocas e não “tome partido”, ou seja, não acredite em tudo que lhe dizem e muito menos fique do lado de alguém. Essas atitudes não lhe acrescentam em nada e pode causar estresse e em níveis piores, retaliações, demissões, processos judiciais ou pior, vingança.


5. Seja simpático

Converse com todos de forma respeitosa e trate todos igualmente. Seja receptivo e demonstre que você é amigável e está disposto a colaborar. Como as pessoas agem de forma recíproca, as chances de lhe ajudarem e tratar você bem são grandes.


6. Não tome atitudes precipitadas

Ouviu de algum colega que o outro falou algo de você ou que “fulano” prejudicou seu trabalho? Cuidado, não acredite em tudo o que lhe falam. Se algo contra você acontecer e se você for prejudicado, procure entender o que aconteceu.


Entenda o que aconteceu e pense no que fazer. Agir de maneira precipitada ou com a cabeça quente poderá piorar a situação, por isso faça o que você acha que deve ser feito depois de esfriar a cabeça.


Converse calmamente, seja claro, e tente resolver da maneira mais diplomática possível.


7. Converse, não discuta

Discussões farão apenas você perder tempo. Ferir o ego das pessoas as deixarão com o ego mais inflado ainda e pior, com seu orgulho ferido. Por isso, evite ao máximo discutir e mostre seu ponto de vista de forma amigável.


Se a pessoa não aceitar mesmo que você esteja 100% certo, não perca a paciência. As vezes, é melhor encerrar a conversa do que começar uma briga.


8. Seja sincero

Evite inventar desculpas e mentiras para situações adversas. Mentiras não se sustentam e você pode fazer com que os outros percam a confiança em você. Por isso, assuma seus erros e diga a verdade quando fizer algo errado. Será melhor para você e dessa forma, você demonstra maturidade.


Ter um bom relacionamento no trabalho lhe ajudará a ter um bom desempenho, aprender cada vez mais e deixa você feliz com seu trabalho. Por isso, coloque em prática todas as dicas e sinta-se realizado com seu emprego e tenha orgulho de sua equipe!


Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.


Fonte: André Bona

5 visualizações0 comentário