• Assessoria de Comunicação

Como ter mais tempo para curtir a família? 4 dicas essenciais!

Você acorda correndo, toma café da manhã com pressa, sai de casa rápido e enfrenta uma jornada intensa no trabalho. No fim do dia, muito cansado e exausto, você ainda precisa cuidar dos afazeres da casa e dar atenção para a família. Está difícil dar conta de tudo em apenas 24 horas, não é mesmo?



A sensação de sobrecarga é algo muito presente na vida de todos nós. Isso significa que, muitas vezes, a falta de tempo pode estar relacionada ao desequilíbrio na divisão das tarefas domésticas. Dessa forma, um bom começo é dividir as tarefas que são comuns a todos os integrantes.


Assim, cada um entenderá quais são as próprias responsabilidades dentro de casa, o tempo será melhor organizado e os laços familiares ficarão mais fortalecidos. Além disso, algumas dicas práticas podem ajudar você a descobrir como ter mais tempo e melhorar a rotina.


Neste artigo, selecionamos mais 4 recomendações essenciais para quem deseja curtir a família sem descuidar das obrigações diárias. Acompanhe as nossas dicas e tenha uma boa leitura!


1. Identifique com quais tarefas você perde tempo

Para aprender como ter mais tempo é fundamental identificar com o que ele está sendo gasto. Para isso, observe seus hábitos e tente descobrir quais são as atividades que demandam mais horas do que você gostaria.


Pode ser que você esteja passando tempo demais no trânsito durante o trajeto entre a casa e o trabalho, cumprindo funções que no ambiente profissional que podem ser feitas por outras pessoas ou até mesmo perdendo muitas horas checando sites na internet, e-mails e as inúmeras mensagens de grupos no WhatsApp.


Nem sempre é fácil resolver esses problemas, mas é importante perceber que, muitas vezes, as soluções dependem da sua própria escolha. Faça uma lista com as situações que dependem apenas de uma decisão sua para que sejam transformadas e melhoradas.


Para ter mais qualidade de vida, é preciso colocar na balança e ponderar se você realmente deseja utilizar horas navegando na internet ou fazendo o trabalho de outras pessoas. Para cada decisão sempre haverá uma renúncia, mas é exatamente isso que proporcionará mais tempo para o que realmente importa.


2. Determine o que é importante

Depois de listar com o que você está perdendo tempo, o próximo passo é determinar o que é importante na sua vida. É possível começar com o que traz realização e bem-estar: comprar o próprio apartamento, morar em um lugar seguro e com opções de lazer, ter mais tempo para cuidar de si mesmo e da família são alguns exemplos.


Para saber o que exatamente importa na sua vida, é essencial conhecer-se. Com o autoconhecimento ficará mais simples estabelecer metas e objetivos e evitar as diversas distrações que aparecem pelo caminho.


Certas perguntas podem ajudar você nessa missão:

  • “o que é mais importante na minha vida?”;

  • “o que eu mais gosto de fazer?”;

  • “eu gostaria de passar mais tempo com a minha família?”;

  • “eu estou satisfeito com o meu trabalho?”;

  • “por que eu trabalho nessa área?”.


Pode não ser tão simples encontrar respostas para as questões acima, mas elas auxiliam a autodescoberta e, a partir dela, você saberá determinar o que é importante e o que não é.


3. Organize o planejamento pessoal

Geralmente, é mais fácil organizar as tarefas que devem ser feitas no trabalho do que ter um planejamento pessoal. Por vezes, é até possível estabelecer um plano, mas nem sempre ele sai do papel e é colocado em prática.


Assim, a viagem em família, os momentos de lazer e de diversão com os filhos ficam para depois ou nunca chegam a acontecer. Uma solução para isso é organizar o planejamento pessoal, separando horários e dias para as atividades familiares.


Se o problema é a falta de ideias, faça pesquisas. Em Fortaleza, por exemplo, existem uma série de opções de lazer para toda a família. O importante é dar um senso de urgência para esses momentos: isso significa que eles não podem ser adiados ou esquecidos.


Agora, caso o trabalho consuma um tempo excessivo e prejudique o seu lado pessoal, uma boa dica pode ser reavaliar as questões profissionais, pedir ajuda ou até mesmo repensar a carreira.


4. Avalie morar perto do trabalho

Um dos grandes vilões contra o bem-estar e a qualidade de vida é o trajeto entre o trabalho e a casa. Geralmente, o deslocamento pode ser complicado e perde-se horas preciosas com a família no trânsito e nos engarrafamentos todos os dias da semana.


Dessa forma, essa distância deve ser levada em consideração na hora de escolher o apartamento perfeito para morar se objetivo é não perder tempo. O percurso entre o seu lar e a escola do seu filho também devem ser considerados, assim como o trajeto entre os lugares que você mais frequenta — como academia de ginástica, clubes e parques.


Ter acesso às áreas de lazer também é uma dica essencial para quem quer descobrir como ter mais tempo com a família. Por isso, morar em condomínios com uma boa área verde, espaço pet para os animais de estimação e playground infantil é uma excelente opção. Assim, evita-se perder horas de diversão e relaxamento com o deslocamento.


Por fim, lembre-se de que você não está sozinho quando sente que as horas do dia não são suficientes para cumprir tudo o que deve ser feito e, ainda, aproveitar a vida. Esse é um desafio comum e deve ser levado em consideração. Quando estiver sobrecarregado, peça ajuda e inclua seus familiares nas tarefas do lar, que são obrigações de todos.


Além disso, coloque em prática no dia a dia todas as dicas de como ter mais tempo que citamos neste artigo: identifique quais atividades estão demandando mais que o necessário, determine o que é mais importante, organize a sua rotina e o seu planejamento pessoal e avalie, inclusive, o local onde você mora.


E então? Você gostou das informações que compartilhamos aqui?

Fonte: Porto Freire

4 visualizações0 comentário