• Assessoria de Comunicação

Como promover os benefícios da qualidade de vida no trabalho

Um dos benefícios da qualidade de vida no trabalho é facilitar e atender as necessidades dos trabalhadores no desempenho de suas atividades por meio de ações capazes de promover o desenvolvimento pessoal e profissional. E, por isso, deve estar presente em todas as organizações.

Com ela, é possível alcançar excelentes resultados, já que colaboradores satisfeitos com o ambiente de trabalho tendem a executar funções com mais comprometimento e entusiasmo.


Neste artigo, vamos explorar alguns benefícios da qualidade de vida no trabalho, assim como ser uma empresa que promove a qualidade de vida. Acompanhe!


O que é qualidade de vida no trabalho?

Também conhecida pela sigla QVT, a Qualidade de Vida no Trabalho refere-se ao nível de satisfação que o profissional tem em relação ao seu ambiente de trabalho.


A importância de cuidar para que essa vivência seja motivadora e fonte de realização se dá pelo fato de que uma pessoa passa boa parte do seu tempo e, consequentemente, da sua vida dentro das organizações executando suas atividades profissionais.

Logo, sua vida como um todo influencia e é influenciada pelo trabalho.


A gestão da qualidade de vida no trabalho engloba uma quantidade grande de circunstâncias, dentre as quais podemos citar:

  • as oportunidades oferecidas aos colaboradores para desenvolver suas capacidades;

  • a integração interna e social proporcionada pela companhia;

  • as condições de segurança e saúde;

  • os salários e benefícios condizentes com as funções desempenhadas etc.

Por isso, é fundamental que a empresa busque realizar uma boa gestão de pessoas e por meio de um diagnóstico organizacional encontre situações que podem impactar negativamente a satisfação dos funcionários.


Muitas vezes, não são grandes falhas que geram insatisfação. Mas sim pequenos descuidos que vão se acumulando com o passar do tempo e comprometendo a qualidade de vida no trabalho.


Quando uma organização se preocupa com os benefícios da qualidade de vida de seus colaboradores, também está cuidando e melhorando os seus resultados. Isso reflete em um investimento com grande retorno positivo.


Quais os benefícios da qualidade de vida no trabalho?

A QVT promove bem-estar, saúde e diversos outros benefícios fundamentais no dia a dia de homens e mulheres no trabalho. Confira como tanto os funcionários quanto as empresas saem ganhando:

1. Redução de turnover

O turnover, termo que significa rotatividade de pessoal, é utilizado pela área de Recursos Humanos (RH) para avaliar a taxa média entre admissões e demissões.



Se esse número for muito alto, pode representar uma grande ameaça à segurança e saúde empresarial, refletindo em situações como:

  • aumento dos custos com demissões e substituições de empregados;

  • queda da motivação e, por consequência, da produtividade;

  • em médio e longo prazo, redução da qualidade dos produtos e/ou serviços, refletindo na imagem da companhia.

Organizações que investem no bem-estar dos seus profissionais têm índices menores de rotatividade, uma vez que a falta desse aspecto é um dos principais motivos para os desligamentos voluntários.

2. Retenção de talentos

Como consequência direta da redução do turnover, bem como do investimento nos benefícios da qualidade de vida no trabalho, acontece a retenção de talentos.


A valorização dos colaboradores é essencial para reduzir custos e também garantir que a realização dos processos seja feita por profissionais experientes e alinhados aos objetivos empresariais.


Fonte: Xerpa

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo