• Assessoria de Comunicação

Como preencher seu tempo livre com coisas produtivas

Mudanças repentinas em nossas vidas podem liberar períodos de tempo livre que não tínhamos antes. Preencher esse tempo livre com coisas úteis é uma maneira de aumentar sua criatividade, sua energia, seu entusiasmo e seu sentimento de realização. Procure passar o tempo livre desenvolvendo um novo hobby, aprendendo outro idioma, trabalhando como voluntário em um grupo local ou participando de uma organização religiosa. -


Primeiro Método

Aprendendo novas habilidades

-

1. Faça cursos livres ou de extensão em faculdades. Use o tempo livre como uma oportunidade para aprender coisas que não estejam diretamente ligadas a seu trabalho ou a um avanço na carreira. Procure se empenhar para aprender essas coisas só por aprender, sem a pressão para atingir ou ultrapassar metas definidas para si mesmo.[1]


- Por exemplo, talvez você tenha um desejo antigo de se envolver com arqueologia, dança de salão, fabricação de bijuterias, primeiros socorros ou asa-delta.


2. Pratique a jardinagem. Essa é uma ótima maneira de passar o tempo livre e usar as mãos para fazer alimentos para sua família e seus amigos. Os cactos são ótimas plantas que dão belas flores e são quase impossíveis de matar. Ou você pode experimentar com ervas e temperos, fáceis de cultivar e divertidos de se usar na culinária e no artesanato.


-Caso já tenha experiência com jardinagem, redesenhe seu jardim ou mude as plantas que você cultiva nele. Experimente expandir a variedade e criar um jardim de meditação ou persa.


3. Transforme a culinária em uma distração em vez de uma obrigação. Preparar novas receitas é uma maneira divertida de passar o tempo quando é algo feito por prazer em vez de por necessidade. Pegue um livro de receitas e experimente alguns pratos novos, ou veja o que tem na geladeira e nos armários e procure na internet por uma receita que use esses ingredientes. Por exemplo, procure por receitas com brócolis, pimenta e abacaxi.


- Passe uma tarde assando biscoitos e bolos e aprendendo a usar novas técnicas que nunca tinha tentado antes.


- Depois que dominar algumas receitas deliciosas, faça um jantar casual para pessoas queridas.


4. Aprenda um novo idioma. Aprender um novo idioma é uma ótima maneira de fazer a mente trabalhar durante o tempo livre.[3] Isso pode ajudá-lo a compreender as culturas estrangeiras e a aprender sobre outras partes do mundo. Faça o download de um livro de ensino de idiomas na Internet ou procure por uma cópia na biblioteca mais próxima. Você também pode ler revistas e livros naquela língua ou assistir a filmes e programas de TV no idioma que você está aprendendo.


-Aprender um novo idioma vai tornar possível a comunicação com pessoas que morem perto de você, mas que talvez não falem português.


5. Escolha a pintura ou o desenho como passatempos. Produzir arte é uma excelente maneira de passar o tempo livre. Com ela, você pode se expressar enquanto aprende uma nova habilidade. Experimente com diferentes técnicas e materiais, incluindo acrílicos, esmalte, afrescos, tinta a óleo, tinta a óleo solúvel em água, pastéis secos e oleosos, grafite e aquarela. Caso se interesse mais por desenho, compre um bloco de desenho e carvão.


- Dentro das artes e do artesanato, existem várias ideias para possíveis hobbies, com diversas possibilidades para você experimentar.


- Vá a uma loja de materiais artísticos local para comprar os materiais de que precisa.


-


Segundo Método

Ajudando a comunidade

1. Frequente uma igreja, sinagoga, mesquita ou templo. Essa é uma maneira certeira de conhecer pessoas interessantes e se envolver com a comunidade enquanto desenvolve suas crenças espirituais. Dê uma olhada na internet para encontrar diversos locais de culto na sua região.


- Você não precisa necessariamente seguir um conjunto de crenças religiosas para passar o tempo livre em uma organização desse tipo.