• Assessoria de Comunicação

Como parar de procrastinar o devocional e ser constante?

Procrastinação = Resistência

Para começar você precisa entender que a procrastinação nada mais é que uma resistência. Ou seja, se você procrastina alguma tarefa, qualquer tarefa – inclusive o devocional, é porque existe algum motivo que está fazendo com que você resista à ela.


Por exemplo, muitas pessoas procrastinam o momento de fazer exercícios físicos por motivos que nada tem a ver com o exercício de fato. Pode ser por não se sentir bem nas suas roupas de academia, ou por detestar o ambiente.


Por isso o primeiro passo é identificar o motivo que está te gerando essa resistência e o segundo passo e criar uma estratégia anti-procrastinação!



Algumas perguntas para te ajudar a identificar a resistência:

1. O que estou sentindo? (Ex: cansaço).

2. O que acho que está causando isso? (Ex: tive um dia exaustivo)

3. O que não quero fazer? (Ex: estudar a bíblia e ter que pensar muito)


---------


Como criar uma estratégia anti-procrastinação:

Depois de identificar o que está causando a resistência, pense em como você pode "dissolver" essa resistência. Faça esse exercício sem julgar seus sentimentos, apenas aceitei e pense: O que posso fazer de diferente? Lembre de incluir o Espírito Santo neste processo! Ore e peça clareza e direção!


Ex: Cansaço - Tive um dia exaustivo.

Ação: Vou adaptar meu devocional, não vou tentar cumprir minha meta de leitura da bíblia de hoje, vou separar esse tempo apenas para ouvir louvores, vou meditar em passagens bíblicas específicas que falarem ao meu coração, vou deixar o Espírito Santo renovar as minhas forças!


---------


Minhas estratégias principais:

Se você já entendeu que a procrastinação é uma resistência, então já sabe que basta identificar o que está fazendo com que você resista ao seu momento de devocional e mudar de estratégia!

Algumas coisas que podem causar resistência e como mudar de estratégia sempre que a resistência começa a aparecer:


---------


1. Resistindo ao sentimento de culpa:

Antes de tudo, vamos falar sobre o sentimento de culpa. Esse sentimento pode nascer de diversos motivos, mas independente do motivo ela é muito prejudicial ao seu relacionamento com Deus. A culpa é muito diferente do arrependimento que vem do Espírito Santo, porque a culpa te paralisa, e o arrependimento te transforma.


A culpa é um dos maiores motivos de resistência. Não queremos lidar com ela, não queremos nos sentir mal e não queremos sentir que Deus está frustrado e decepcionado conosco, e isso faz com que a gente se afaste e pare de tentar.


Se a culpa está te paralisando, lembre que esta é uma batalha espiritual! Para vencer, pegue sua espada! Esses são os versículos que sempre me ajudam:


Que outro Deus há semelhante a ti, que perdoas a culpa do remanescente e esqueces os pecados dos que te pertencem? Não permanecerás irado com teu povo para sempre, pois tens prazer em mostrar teu amor. Voltarás a ter compaixão de nós; pisarás nossas maldades sob teus pés e lançarás nossos pecados nas profundezas do mar. Miquéias 7:18,19

Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus. Romanos 8:1

Saiba que esse sentimento de culpa não vem de Deus! Nosso Deus é um pai amoroso que nunca nos acusa, que está sempre disposto à nos receber de braços abertos! Lembre que Jesus já levou sobre ele toda culpa e todo o preço está pago. Não permita que esse sentimento te impeça de se aproximar de Deus, peça perdão e continue! Se você está se sentindo paralisada agora, eu oro em nome de Jesus para que tudo aquilo que te trava vá embora agora! Sinta-se livre para orar, para pedir perdão e para pedir clareza! Ore para que Deus te ajude a avançar, experimente a paz que excede todo o entendimento e desfrute da graça e do amor do Pai!

---------


2. Resistindo ao horário:

A graça de Deus vai muito além da nossa capacidade de ser disciplinada, e o que Deus quer é um tempo de qualidade contigo, e não necessariamente uma performance de 365 dias de devocional às 5 da manhã.


Precisamos aprender a prestar atenção nas circunstâncias de nossas vidas e ajustar os horários conforme as necessidades. Gosto de fazer o devocional de manhã, e se eu não conseguir acordar cedo? Tudo bem! Posso fazer o devocional em um outro momento do dia. E se algo acontecer e naquele dia e não conseguir fazer o devocional? Tá tudo bem também! A vida é cheia de imprevistos e Deus entende isso muito bem! Basta continuar no dia seguinte e seguir em frente.


Tente outros horários até achar um que funcione com a sua rotina. E se a sua rotina mudar, recomece esse processo de ajuste. Nossa vida é uma constante mudança e temos quer ser flexíveis!


---------


3. Resistindo ao ambiente:

Preste atenção no seu ambiente porque ele também pode ser um motivo de resistência! O nosso ambiente tem um poder de influência muito grande, principalmente na forma que nos sentimos.

Por exemplo, um lugar apertado, pode te fazer sentir irritada e sem concentração. O mesmo vale para um lugar com muito barulho ou até mesmo com cores muito fortes na decoração. Um lugar com pouca luz pode te fazer sentir sonolenta. E um lugar bagunçado pode te fazer querer parar tudo e começar logo a organizar as coisas!


Mas além de um ambiente agradável, também vale acrescentar coisas que te façam sentir feliz! Como ouvir sua playlist de adoração favorita, ascender uma vela cheirosa, pegar um chá ou um café quentinho, colocar uma roupa bem confortável, etc! Nada disso será mais importante que a presença de Deus com você no seu momento de devocional, mas tudo isso contribui para tornar esse tempo gostoso e agradável e evitar que você resista à ele. Muito pelo contrário, assim o seu devocional vai se tornar seu momento favorito do dia!


---------


4. Resistindo à leitura da bíblia:

Durante muito tempo eu resisti ao devocional porque simplesmente não entendia o que estava lendo na bíblia e isso me fazia sentir frustrada e distante de Deus. Era como se todas as pessoas entendessem o que Ele dizia, menos eu! É lógico que esse sentimento me fazia procrastinar o devocional, que nada mais era que um grande momento de frustração.


---------


5. Conclusão:

O nosso espírito anseia pelo momento em que estaremos com o nosso Criador, mas a nossa carne sempre vai encontrar empecilhos. Essas são algumas estratégias para te ajudar a vencer essa resistência e conquistar a constância no seu devocional! Para ser constante você não precisa ser perfeita, só precisa assumir um compromisso, e como qualquer outro compromisso importante, quando você encontra uma complicação, não desiste, apenas ajusta a sua agenda. Com o devocional funciona da mesma maneira!

Separe um tempo para orar sobre isso, abra seu coração, seja sincera com o Senhor e convide o Espírito Santo para te ajudar a decidir sobre sua nova estratégia de devocional! Tenho certeza de que você vai se surpreender!


Fonte: Manual da Garota Cristã

115 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo