• Assessoria de Comunicação

Como manter o relacionamento familiar saudável durante a pandemia?

Relações familiares saudáveis promovem o sentimento de proteção e amor nas crianças, que se tornarão adultos independentes. Ter uma boa relação familiar fortalece os laços afetivos e também melhora a autoestima dos seus membros.



Porém as relações conjugais e familiares podem ser conflituosas e disfuncionais mesmo em tempos considerados normais, onde todos nós podíamos sair livremente e conviver socialmente. Com a imposição de isolamento social a convivência familiar se tornou mais intensa, com isso podem surgir conflitos e divergências, mesmo em famílias que mantém relacionamento saudável e funcional, onde as fronteiras de cada subsistema são definidas e respeitadas.


Algumas atitudes presentes neste texto são específicas para o período de quarentena, mas a maioria delas deve ser uma constante na vida da família ou do casal, tanto durante quanto após o término do isolamento social.


É de fundamental importância que todos os membros estejam dispostos a participar dessa proposta e a promover as mudanças necessárias. A resolução dos conflitos virá quando todos unirem esforços em prol de um relacionamento mais saudável e harmonioso.



Que atitudes tomar para melhorar a relação?

Respeito

A primeira atitude indispensável em qualquer tipo de relação é o respeito, pois esse é a base dos relacionamentos saudáveis e duradouros. Sem o respeito a relação pode se tornar invasiva e com o tempo ela pode se desgastar. Cabe ressaltar que o respeito deve começar por si próprio, pois à medida que a pessoa se respeita, passa também a impor limites ao outro, afinal, os outros só fazem conosco o que nós permitimos.


Empatia

A empatia é outro fator fundamental para um relacionamento saudável. É preciso colocar-se no lugar do outro e acolher o seu sofrimento sem julgamentos. Algo que parece bobagem para você pode causar grande sofrimento para o seu parceiro ou um familiar seu. Valide o sofrimento do outro, mesmo que você não se sinta dessa forma ou pense dessa maneira.


Diálogo

O diálogo é outra característica imprescindível em um relacionamento saudável. Evite brigar procure negociar. Saiba ouvir a opinião do outro e fale calmamente o seu ponto de vista. Para isso é preciso estar disposto a ouvir, ter flexibilidade e ceder de vez em quando. Em um relacionamento saudável há um equilíbrio e não é necessário estar sempre com a razão.


Parceria

Invista na parceria. Encare a pandemia como um desafio em comum. Divida tarefas, combine limites e regras. Lembre-se, este é um momento de união e colaboração.


Intimidade

Invista em momentos a sós com o seu parceiro e aproveite para recriar momentos marcantes do relacionamento. Listem os pontos fortes de cada um e os pontos fortes da relação. Converse abertamente, demonstre seus sentimentos e afeto. Realizem as fantasias sexuais de ambos. Se una ao seu par, relacionamento é parceria, não é competição.


Apoio

Esse é um momento de medo e incertezas, ofereça apoio aos seus familiares ou ao seu parceiro. Este é um momento difícil para todos. Seja gentil e escute o que o outro tem a dizer.


Tolerância

Tolerar as diferenças é outro aspecto que deve ser mantido nos relacionamentos. Aceitar que nem todos são iguais a você e que cada um tem seus gostos e preferências é fundamental para manter um relacionamento saudável e duradouro. Lembre-se, ninguém é obrigado a gostar das mesmas coisas, e está tudo bem.


Ajuda

Peça ajuda quando necessário. Para se relacionar bem com os outros, primeiro você precisa estar bem consigo mesmo. Pedir ajuda não é sinônimo de fraqueza, mas um sinal de que você chegou no seu limite e isso pode gerar problemas emocionais ou de saúde. Todos nós temos um limite. Respeite o seu.