• Assessoria de Comunicação

Como lidar com a frustração de 4 formas diferentes e vencer

Você já se sentiu tão frustrado a ponto de não querer fazer mais nada? O seu melhor amigo esqueceu o seu aniversário, ou então você e e seu companheiro (a) tiveram uma briga e você só quer fugir, chorar ou desistir de tudo? Estamos sujeitos à frustração. Porém, a não ser que você aprenda a como lidar com a frustração, dificilmente conseguirá ser plenamente feliz e realizado nos seus relacionamentos.



E se eu te disser que existem técnicas para driblar a frustração, seja ela amorosa ou profissional, e viver uma vida muito melhor? Continue lendo para descobrir tudo o que você precisa saber para lidar com a frustração hoje!


------


O que é frustração emocional?

Para explicar o que é a frustração emocional, vamos imaginar uma árvore bonita e verde, que vai crescendo ao longo tempo. E desde que foi plantada, foi cuidada com muito amor e carinho, fazendo sua fotossíntese e se preparando para rechear-se de frutos.


Mas quando ela estava crescendo vem um lenhador e a derruba sem dó! Nessa queda, ela se machuca e começa a morrer. Agora, talvez, você esteja achando que a frustração é o lenhador. Porém, na verdade, a frustração é a queda da árvore. Isso pois ocorreu algo (o corte do lenhador) a fez cair e se machucar.


Geralmente, quando nos frustramos é porque alguma coisa deu errado em algo que estávamos gostando e desenvolvendo – como a árvore que estava crescendo.


------


O que é baixo limiar de frustração?


Podemos entender esse conceito com um relato: “Antigamente eu ficava chateado quando o meu amigo não me dava “oi”. No entanto, mesmo chateado, continuava meus afazeres. Porém, hoje, eu fico extremamente triste quando ele não me da “oi”. Nessa situação, eu me sinto desinteressante e me frustro, pensando quais motivos levaram ele a parar de falar comigo.”


Pessoas no baixo limiar da frustração tendem a estar mais frustradas por situações “menores” – situações nas quais não era comum a pessoa ter uma grande frustração.


------


O que a frustração pode causar?

A frustração pode causar diversos sintomas de acordo com cada pessoa. Porém, os mais comuns são:

  • Fraqueza;

  • Tristeza;

  • Choro;

  • Sensação de solidão;

  • Pensamentos como “ninguém me entende”;

  • Impotência e desilusão.

Ainda, outra característica muito comum da frustração é o excesso do questionamento “E se?”. Como: “E se eu tivesse feito assim…”, “E se eu tivesse mudado aquilo…”.


Se você está pensando, constantemente, em vários contextos e possibilidades que poderiam mudar aquela situação específica, pode ser que você esteja frustrado!


No entanto, não tem nada de errado em ficar triste ou se sentir mal por algo que aconteceu na sua vida. Ainda assim, é sempre importante saber o que se passa na sua cabeça, o porquê de você pensar tanto nisso e, se for o caso, aceitar que você está frustrado.