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Como conseguir um bom relacionamento entre colegas de trabalho

Em geral, as pessoas passam mais tempo nas empresas em que trabalham do que em suas casas, com a família ou com os amigos. Justamente por isso, é essencial estabelecer um bom relacionamento com os colegas de trabalho, impedindo que a convivência se torne desgastante e mantendo o ambiente sempre profissional e positivo.



Pensando nisso, hoje resolvi compartilhar com você algumas dicas que considero verdadeiramente importantes, para que você tenha um bom relacionamento interpessoal em seu ambiente de trabalho e, a partir disso, consiga alcançar o seu potencial infinito.


Dicas para um bom relacionamento no trabalho

Algumas atitudes simples são capazes de transformar positivamente o ambiente de trabalho, tornando-o muito mais produtivo, positivo e harmonioso. Saiba quais são estas atitudes a seguir:


Seja cordial

Todas as pessoas gostam de ser recebidas com um sorriso e um “bom dia”. Entretanto, é comum que a rotina ou o cansaço façam com que os colaboradores esqueçam de cumprimentar seus colegas de trabalho. Este é um tipo de atitude rude que pode passar uma impressão negativa.


Faça o possível para sempre tratar a todos com educação e igualdade. Cumprimentar os colegas é um sinal de respeito, e demonstra que você mantém o caminho aberto para que haja contato.


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Aceite as diferenças

As diferenças podem ser um grande problema para os relacionamentos, tanto pessoais quanto profissionais. Isso porque é muito difícil ter sabedoria e maturidade para aceitar pessoas que pensam e se comportam de forma diferente da que estamos acostumados.


Porém, é importante aceitar que cada pessoa possui suas verdades e peculiaridades, uma vez que carregam diferentes histórias, valores e culturas. Aprenda a se colocar no lugar do outro, e tente compreender os diferentes pontos de vista. Lembre-se sempre de se lembrar de nunca esquecer: nem sempre o que você acredita é a verdade única e absoluta no mundo tão diverso como é o que vivemos.


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Tenha iniciativa

Caso perceba que um colega está com alguma dificuldade, não hesite em oferecer ajuda. Aja com os outros da mesma forma como você gostaria que os outros agissem com você. É importante construir um ambiente de trabalho colaborativo, em que as pessoas possam contar umas com as outras. E isso, com certeza, pode começar por você!


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Evite fofocas

Falar mal de outro colega de trabalho é uma das formas mais fáceis de estragar o clima no ambiente corporativo. Caso façam alguma fofoca com você, pense: “Se eu passar essa informação adiante, as consequências serão positivas ou negativas?”, “Isso pode melhorar ou piorar o ambiente de trabalho?”. Caso a resposta seja negativa, deixe que a informação morra em você e não passe adiante.


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Tenha maturidade

Não se faça de vítima e não se magoe facilmente. Caso precise enfrentar algum problema, faça-o de forma madura, sem lamentações, evitando colocar a culpa nos outros. Baseie-se na realidade, sem criar situações na sua cabeça. Foque apenas na resolução dos problemas e não em apontar o dedo para acusar quem quer que os tenha causado.


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Saiba dar e receber feedbacks