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Como aumentar sua produtividade?

4 dicas valiosas para gerir melhor seu tempo e elevar seu desempenho

A produtividade é uma das características profissionais mais valorizadas no mercado de trabalho atual. Afinal, quem consegue produzir mais em menos tempo pode acabar gerando mais lucros para a sua empresa. Portanto, aumentar sua produtividade é uma forma de destacar-se profissionalmente.


Por outro lado, ser mais produtivo também pode beneficiar sua vida pessoal, já que assim você pode ganhar mais tempo para dedicar-se a outros interesses.


Você acha que falta tempo no seu dia? Tem a impressão de que as tarefas nunca vão acabar? Quer saber como evitar a procrastinação? Então, vale a pena atentar-se às seguintes dicas para aprender a lidar melhor com o seu tempo e aumentar sua produtividade:

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1 - A organização é o segredo do sucesso

Em nosso dia a dia, costumamos ter muitas tarefas dos mais variados tipos: atividades no trabalho, cuidados com o lar, ocupações financeiras, etc.


Guardar na memória todas essas responsabilidades é arriscado (porque você pode esquecer algo) e acaba aumentando seu índice de estresse. Por isso, é recomendável listar seus afazeres cotidianos. Assim, você desocupa espaço na sua mente e ainda pode ter a satisfação de ir riscando as atividades já realizadas.


Pode parecer banal, mas listar suas incumbências ajuda a organizar suas ideias e aliviar sua mente de tensões. Além disso, ao riscar cada tarefa realizada, você dá um estímulo positivo para o seu cérebro.


Sabendo disso, o segundo passo é agrupar as atividades listadas por categorias. Afinal, você vai perceber que algumas das ocupações listadas estão relacionadas. Algumas são etapas para a realização de outras. Algumas são tarefas maiores ou mais exigentes. Observe também se há alguma função que deve ser feita previamente a uma das tarefas listadas.


Análise, então, a sua lista e defina prioridades. O que é mais urgente? O que é mais importante? Se for o caso, use um calendário para organizar tarefas que tenham um prazo maior.


De todo modo, o mais aconselhável é ter uma lista diária das suas atividades a realizar. Melhor ainda se você organizar hoje o seu amanhã, ou seja, ao final de cada dia, conseguir listar as obrigações do dia seguinte. Assim, você organiza melhor seu tempo e pode começar a manhã sabendo o que tem que fazer e com disposição para ir eliminando tarefas da sua lista.


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2 - Tudo tem seu tempo

Ser mais produtivo não significa ocupar cada minuto do seu dia com afazeres diversos. Você também precisa de tempo para relaxar, para comer, para se divertir, etc.


Fazer uma melhor gestão do seu tempo inclui essa compreensão de que há um momento para tudo, para produzir e para relaxar. Nosso cérebro não consegue ficar focado em uma única atividade por longas horas. A distração é algo comum (e até saudável). A questão é aprender a controlá-la.


Nesse sentido, vale a pena observar-se e conhecer-se melhor para saber, por exemplo, quanto tempo você consegue ficar focado em uma tarefa? O que costuma te distrair do que está fazendo? Em que período do dia você costuma se sentir mais ativo, com mais disposição? Você costuma mesclar tarefas?


O mais recomendável é perceber que há um tempo para cada afazer e concentrar-se para realizar uma atividade por vez. Quer saber como fazer isso? Acompanhe a seguir.


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3 - Você precisa de foco

Concentrar-se para a realização de uma tarefa nem sempre é fácil. Um dos motivos para isso é que, ao tentar focar em uma atividade, muitas vezes, começamos a lembrar de outras pendências a realizar. Por isso, a primeira dica para manter o foco é ter um bloco de notas à mão, para anotar (e incluir em sua lista) as outras obrigações que que você for recordando. Com essa atitude, você já libera sua mente de algumas preocupações.


Outro bom conselho é evitar distrações comuns. Quando você decidir focar em uma tarefa, deixe de lado o celular por alguns minutos (ou coloque-o no silencioso), desligue a TV, não abra outras abas de internet. Lembre-se que há um momento para cada atividade.