• Assessoria de Comunicação

Com grupos de 66 e 65 anos, Curitiba retoma vacinação da 1ª dose nesta sexta-feira

Com a confirmação de chegada de novo lote de vacinas contra Covid-19, Curitiba anuncia novo cronograma de aplicação da primeira dose para idosos. Com a retomada, serão imunizadas pessoas de 66 anos completos nascidas no segundo semestre e pessoas com 65 anos completos.



Por falta de doses enviadas pelo Ministério da Saúde, a sequência do cronograma da primeira dose para grupos etários havia sido interrompido após a vacinação das pessoas de 66 anos completos, nascidas no primeiro semestre.


Portanto, na próxima sexta-feira (16/4), a vacina será aplicada em pessoas com 66 anos completos, nascidas entre 1º de julho e 31 de dezembro e no sábado serão vacinadas pessoas 65 anos completos – idade que forma um grupo de estimadas 15 mil pessoas.


Para evitar aglomerações, a SMS orienta para as pessoas de 65 anos completos que os nascidos entre 1º de janeiro e 30 de junho que procurem os pontos de vacinação pela manhã. Já os nascidos entre 1º de julho e 31 de dezembro devem ir aos postos de vacinação no período da tarde. (Veja cronograma abaixo)


De acordo com a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, a retomada será feita com as doses que estão destinadas para a segunda aplicação. Esse uso “antecipado” está sendo feito em decorrência do envio iminente de novos lotes de vacina.


“Como temos a informação do Ministério da Saúde de que um novo lote já está a caminho, vamos agilizar a aplicação da primeira dose. Quando a nova remessa chegar, faremos a reposição dos imunizantes reservados para a segunda dose”, explicou Márcia.


A divulgação da continuidade do cronograma de vacinação para novos grupos depende de avaliação do estoque remanescente e da chegada de novas doses.


Novos pontos

Com o avanço da campanha de imunização, ocorre um aumento do público a ser vacinado, já que as faixas de menor idade incluem mais pessoas.


Por isso, a SMS promove um reforço da estrutura de atendimento do público, com abertura de dois novos pontos fixos para a vacina contra covid.


Os novos pontos serão instalados na Unidade de Saúde Fernando de Noronha, na Regional Boa Vista, e no Centro de Referência, esportes e atividade física, na Regional Portão e começam a funcionar na sexta-feira (16/4). (Veja endereços abaixo.)


Agora a cidade conta com 20 pontos para a imunização contra covid, sendo 18 deles fixos e dois que funcionam no sistema de drive-thru. A SMS recomenda que esse sistema, em que a pessoa não precisa sair do carro para ser vacinada, seja usado apenas por aqueles que têm dificuldades de locomoção.


“Estamos vacinando pessoas cada vez mais jovens e com boa capacidade de locomoção, então elas devem procurar os pontos fixos”, diz a secretária. “Os pontos são exclusivos para vacina da covid, não recebendo outros atendimentos de saúde, portanto são locais seguros, sem riscos.”


Orientações para receber a vacina

A exemplo do que já vem sendo feito na campanha de vacinação, para os grupos de 66 anos (nascidos no segundo semestre) e de 65 anos não é necessário agendamento para aplicação da vacina.


Basta aos familiares ou responsáveis pelos idosos incluídos nesta etapa levá-los a um dos pontos de vacinação. A SMS orienta, no entanto, que seja feito o cadastro no aplicativo Saúde Já, a fim de dar mais agilidade ao processo de vacinação.


No ato da vacinação, o idoso deve apresentar um documento de identificação com foto, CPF, comprovante de residência com endereço válido de Curitiba e uma caneta.


Cronograma da primeira dose para idosos

  • 66 anos completos nascidos entre 1º de julho e 31 de dezembro: sexta-feira, 16 de abril

  • 65 anos completos nascidos entre 1º de janeiro e 30 de junho: sábado, 17 de abril, período da manhã

  • 65 anos completos nascidos entre 1º de julho e 31 de dezembro: sábado, 17 de abril, período da tarde

Pontos de vacinação para idosos


LOCAIS FIXOS

De segunda-feira a sábado, manhã das 8h às 13h e tarde das 13h às 18h.

  • 1 - Pavilhão da Cura: Parque Barigui

  • 2 - US Salvador Allende: Rua Celeste Tortato Gabardo, 1.712 - Sítio Cercado

  • 3 - US Parigot de Souza: Rua João Eloy de Souza, 11 – Sítio Cercado

  • 4 - US Vila Diana: Rua René Descartes, 537 – Abranches

  • 5 - US Fernando de Noronha: Rua João Mequetti, 389 - Santa Cândida

  • 6 - US Jardim Paranaense: Rua Pedro Nabosne, 57 - Alto Boqueirão

  • 7 - US Visitação: Rua Dr. Bley Zornig, 3136 - Boqueirão

  • 8 - US Camargo: Rua Pedro Violani, 364 – Cajuru

  • 9 - US Uberaba: Rua Cap. Leônidas Marques, 1392 – Uberaba

  • 10 - Clube da Gente CIC: Rua Hilda Cadilhe de Oliveira

  • 11 - US Ouvidor Pardinho: Rua 24 de Maio, 807 - Praça Ouvidor Pardinho

  • 12 - US Vila Feliz: Rua Pedro Gusso, 866 - Novo Mundo

  • 13 - US Aurora: Rua Theofhilo Mansur, 500 – Novo Mundo

  • 14 - Centro de Referência, esportes e atividade física: Rua Augusto de Mari, 2150 - Guaíra

  • 15 - US Pinheiros: Rua Joanna Emma Dalpozzo Zardo, 370 - Santa Felicidade

  • 16 - Rua da Cidadania do Tatuquara: Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n

  • 17 - Rua da Cidadania do Fazendinha: Rua Carlos Klemtz, 1.700

  • 18 - Paróquia Santo Antônio: Entrada pela Av. Paraná, no Boa Vista.

DRIVE-THRU

De segunda-feira a sábado, manhã das 8h30 às 12h30 e tarde das 12h30 às 16h30

1 - Pavilhão da Cura - Parque Barigui (entrada somente pela BR-277) 2 - Estacionamento do Santuário Nossa Senhora do Carmo - Boqueirão (entrada pelo segundo portão do estacionamento, pela Rua Frederico Maurer)


Fonte: Prefeitura Municipal de Curitiba

8 visualizações0 comentário