• Assessoria de Comunicação

Chuva intensa aumenta nível dos reservatórios que abastecem Curitiba e região



As chuvas que caíram em Curitiba e região, nos últimos dois dias, e que ainda caem nesta sexta-feira (9), contribuíram para aliviar um pouco o nível dos reservatórios da Companhia Paranaense de Abastecimento (Sanepar), que estão em média 29,37% nesta sexta-feira (09). Por conta disso, o rodízio no abastecimento a cada um dia e meio (36 horas/36 horas) na capital não vai acabar, as pessoas ainda precisam economizar água, mas a quantidade geral de cerca de 40 mm de chuva onde tinha que chover descarta, por enquanto, a necessidade de uma rigidez maior da medida.


Segundo a Sanepar, o reservatório de Piraquarara 2 tem 56,87%, o de Passaúna tem 36,54%, o de Piraquara 1 com 23,07% e o de Iraí, o mais seco, com 16%. Caso a capacidade média dos reservatórios que abastecem a região chegue a menos de 25%, a Sanepar estuda ampliar o rodízio para, por exemplo, dois dias sem água a cada um dia com água (24 horas/48 horas). Nesta quinta-feira o índice era de 28%, que subiu para 29,37 após a chuvarada.


O diretor de Meio Ambiente da Sanepar, Julio Gonchorosky, explica que as chuvas dos últimos dias foram boas. A medição própria da Sanepar, até as 8h desta manhã de sexta-feira, indicava que a média geral das chuvas já chegava a 40 mm, com expectativa de que atingisse 50 mm até o fim do dia. “Apesar de terem sido chuvas mais espalhadas, elas caíram onde era preciso. A conta que fazemos, normalmente, é que a cada 100 mm de chuva ganhamos 30 dias no abastecimento. Chovendo 50 mm, ganhamos 15 dias”, destaca Gonchorosky.


Ainda segundo ele, a medição realizada até as 8h desta sexta-feira é da Sanepar. “São para o nosso controle. Ainda não são os números do Simepar, mas é uma boa notícia”, informa o diretor, ressaltando que não significa que as pessoas podem parar de racionar água. “Segue o pedido para o uso consciente. Apenas para as necessidades básicas. Ainda estamos enfrentando o problema da estiagem. Esperamos que nas próximas semanas que virão, chova mais”, disse.


Fonte: https://www.tribunapr.com.br/noticias/curitiba-regiao/chuva-intensa-aumenta-nivel-dos-reservatorios-que-abastecem-curitiba-e-regiao/

35 visualizações
Acesso Rápido

E-mail: gabinetenoemiarocha@gmail.com
Contato: 41 9994-15007

Endereço: Barão do Rio Branco, 720. 4º andar.

         Acompanhe nosso mandato

© 2019 by Ascom Noemia Rocha.    Políticas de Privacidade