• Assessoria de Comunicação

Campanha contra a poliomielite e multivacinação começa na segunda-feira

Começa nesta segunda-feira (28/9) a campanha de vacinação contra a poliomielite (gotinha) e a de multivacinação (para colocar em dia a carteira de vacinação de crianças e adolescentes). As vacinas serão feitas em todas as unidades de saúde de Curitiba.


A campanha da vacina da poliomielite é feita a cada dois anos e é para crianças de 1 ano até 4 completos (antes de fazer 5). O público alvo na cidade é de 90 mil crianças e o objetivo é manter erradicada a doença.


Já a campanha de multivacinação tem o objetivo de colocar em dia o esquema vacinal de crianças e adolescentes (0 a 14 anos completos).


As famílias também devem aproveitar e pegar na US a declaração de vacinação, exigida na matrícula de crianças nas escolas das redes pública e privada.


Novidade Este ano uma vacina nova sendo oferecida pelo SUS: a meningocócica ACWY, para adolescentes de 11 e 12 anos. Ela entrou no calendário vacinal em 2020 como prevenção a quatro tipos de meningites.


Com a nova atualização no calendário as unidades de saúde de Curitiba passam a ofertar a vacina meningocócica ACWY (conjugada), que protege contra quatro sorotipos de meningite bacteriana: A, C, W e Y, antes a vacina estava disponível apenas na rede privada.


A doença Mais comum no inverno, a meningite é uma doença grave que causa inflamação das meninges – pele que envolve o cérebro e a medula espinhal. A principal forma de prevenção é a vacina.


Os sintomas são febre, dor de cabeça, rigidez ou dor no pescoço, náuseas e vômitos e podem surgir rapidamente. Nas formas mais graves da doença podem surgir manchas avermelhadas, confusão mental, sonolência e dificuldade para acordar.


Outras vacinas O Programa Nacional de Imunizações (PNI) disponibiliza pelo SUS outras vacinas que também protegem contra agentes causadores de meningite. São elas: BCG (meningite tuberculosa), a Tríplice Viral (meningite por sarampo e caxumba), a Pentavalente (meningite por Haemofilos influenzae b em crianças abaixo de 5 anos), meningocócica C conjugada e vacinas pneumocócicas conjugadas 10 valente (meningite pneumocócica – 10 tipos).


Nas unidades de saúde estão disponíveis os 19 tipos de vacina para gestantes, crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Fonte: Bem Paraná

1 visualização
Acesso Rápido

E-mail: gabinetenoemiarocha@gmail.com
Contato: 41 9994-15007

Endereço: Barão do Rio Branco, 720. 4º andar.

         Acompanhe nosso mandato

© 2019 by Ascom Noemia Rocha.    Políticas de Privacidade