• Assessoria de Comunicação

Cabelos que rejuvenescem: veja como ter fios jovens e saudáveis

Você sabia que o cabelo envelhece? Muita gente associa o envelhecimento dos fios à coloração branca que começa a aparecer com o avanço da idade, mas na verdade isso está associado à saúde das madeixas e do couro cabeludo. Com tratamentos específicos e também um novo corte é possível ter cabelos que rejuvenescem.



Poluição, uso constante de chapinha, secador de cabelo e falta de hidratação são só algumas das causas que podem deixar os fios com um aspecto mais envelhecido, menos encorpado e com queda e pontas duplas.


Assim como a pele, o cabelo também envelhece. Esse envelhecimento pode ocorrer por conta da idade, o que é normal, mas também pode ter um início adiantado causado por hábitos ruins, como a alimentação e estresse. A falta de um tratamento adequado também contribui para esses efeitos negativos nos fios.


Afinal de contas, o que é envelhecimento dos fios?

O envelhecimento capilar tem associação direta com a saúde dos fios e do couro cabeludo. Quando algo não está bom, os fios tendem a ficar mais ressecados, quebradiços e sem brilho. Cabelos que antes eram volumosos passam a ficar mais finos e ralos, com uma aparência e textura feia e mal cuidada.


A formação dos fios de cabelos passa por três fases: a anágena, que é quando os fios se formam; a catágena, que é quando eles começam a aparecer e crescer no couro cabeludo e, por fim, a telógena, que é quando os fios começam a cair e o ciclo recomeça.


O envelhecimento capilar ocorre quando os folículos pilosos, que é onde o fio se forma, começam a oxidar, fazendo com que o bulbo capilar fique enfraquecido e a produção de novos fios seja afetada. Além disso, o envelhecimento capilar causa perda de nutrientes e proteínas.


Dicas para rejuvenescer os cabelos

Por mais difícil que seja, recuperar a saúde e o rejuvenescimento dos fios não é impossível, entretanto requer não só tratamentos específicos que possam agir nas fibras, raiz e pontas, como também uma alimentação balanceada e mudança de hábitos.


Veja algumas dicas e hábitos que podem te ajudar a recuperar a força e saúde dos fios:


Alimentação

Sim, a alimentação tem impacto direto na saúde dos cabelos. Vitaminas, proteínas e ferro são imprescindíveis em uma refeição balanceada e rica. Por meio dos alimentos é possível recuperar a força, a nutrição é até mesmo a elasticidade dos fios.


Veja alguns alimentos que podem te ajudar a melhorar a saúde das madeixas:

  • Frango;

  • Peito de peru;

  • Feijão;

  • Espinafre;

  • Crustáceos e frutos do mar;

  • Lentilha;

  • Brócolis;

  • Ovo;

  • Couve;

  • Couve de bruxelas;

  • Salsinha;

  • Aveia;

  • Mamão;

  • Frutas cítricas: laranja, morango, limão e abacaxi.


Tratamentos específicos

O rejuvenescimento dos fios requer tratamento específicos ricos em alguns ingredientes para que assim, o cabelo recupere o brilho, nutrição e movimento. Na hora de escolher os produtos, dê preferência para os que tenham queratina, colágeno hidrolisado, proteínas do trigo, arginina, óleos, manteigas antioxidantes e proteína da seda.


Uma ótima linha de tratamento para cabelos envelhecidos é a linha Densifique da Kérastase, que age diretamente no folículo capilar, devolvendo a densidade e elasticidade dos fios e, ainda, ajudando no crescimento.


Uso de Máscara Noturnas

As máscaras noturnas, como o próprio nome já diz, foram desenvolvidas para serem aplicadas durante a noite, antes de dormir. O produto age no cabelo por um período de tempo maior, garantindo reparação celular.


As máscaras devem ser aplicadas nos cabelos secos. Para que o produto e os fios não tenham contato direto com o travesseiro e a roupa de cama, é indicado usar uma touca de banho ou uma touca forrada com alumínio. Além das máscaras, aprenda a usar óleo de coco, a umectação com esse produto também é uma boa alternativa para fazer enquanto dorme.


Secagem do cabelo

A forma como você seca as suas madeixas podem estar contribuindo para o seu envelhecimento. O atrito com a toalha de banho acaba quebrando as fibras capilares e deixando os fios mais fracos. Enrolar os cabelos molhados na toalha também não é nada bom, já que os fios estão mais pesados.


Usar o secador de cabelo com os fios ainda muito molhados também é um problema. O ideal é deixar os fios secarem de modo natural e só depois usar o secador. Outra dica é usar toalha de microfibra, que tem uma absorção até 5 vezes maior que as toalhas comuns.


Corte de cabelo

Cortar o cabelo com frequência é ótimo não só para se livrar das pontas duplas e ressecadas, como também um novo corte mais moderno pode te deixar com uma aparência muito mais jovem.


Alguns cabeleireiros indicam que o corte deve ser feito de 2 em 2 meses em cabelos curtos e de 4 em 4 meses em cabelos médios e longos, independente de estarem danificados ou não.


Veja três opções de cortes que além de eliminarem as pontas danificadas, vão devolver o movimento dos fios e te deixar com um visual muito mais jovial:

  • Longo repicado: Essa é uma ótima opção para as mulheres que têm fios cacheados e não abrem mão das madeixas mais compridas. O repicado além de não tirar muito do comprimento também é ótimo para deixar os fios com um movimento;

  • Long bob repicado com franja: As franjas tem o poder de rejuvenescer imediatamente qualquer mulher. O clássico corte long bob, na altura dos ombros, ganha o movimento do repicado e a companhia da franja, para um visual muito mais moderno e jovem;

  • Pixie: Para as mulheres que não têm medo de ousar, o corte pixie é uma ótima opção. Por ser bem curtinho, este é um cabelo super prático, já que não precisa de muito para deixá-lo arrumado.

Com essas dicas vai ser muito mais fácil recuperar a saúde dos seus fios e ainda ter um visual jovial sempre.


Fonte: Beleza da Mulher

19 visualizações0 comentário